• Carregando...
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Você ama seu pug? Se sim, de acordo com os veterinários da Associação Britânica de Medicina Veterinária, você não deveria tê-lo comprado. Os profissionais alegam que a preferência por cães braquicefálicos, ou seja, aqueles que têm a “cara chata”, como pugs, buldogues e shih tzus, está aumentando o sofrimento animal.

Isso porque estas raças são “artificiais” (resultado de mistura) e apresentam problemas de saúde graves justamente por terem a cara achatada. Segundo os veterinários, sem saber dos cuidados extras que este tipo de cachorro exige, muitos donos estão abandonando seus cães.

Leia mais

Mulher desiste de casamento para não se afastar de sua cachorrinha

Veja como ajudar animais abandonados doando uma nota fiscal

Entre os problemas de saúde comumente apresentados pelos cães de cara chata estão três ligados ao sistema respiratórios: narinas estreitas, traqueia estreita e palato mole prolongado. É por causa deles que os cães têm dificuldades de respirar e fazem tanto barulho para isso. Destes, a narina e o palato podem ser operados, dando mais qualidade de vida ao cachorro.

Ainda assim, o animal está sujeito à hipertermia – já que a dificuldade para respirar afeta as trocas de calor, a problemas nos olhos por eles serem saltados, a problemas dentários devido à boca pequena e à problemas de pele devido às dobrinhas.

Mesmo com o apelo dos veterinários britânicos, quem quiser muito ter um desses cãezinhos deve considerar todos esses fatores antes de adquiri-lo.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]