Comportamento

10 erros evitáveis na hora de organizar seu casamento

Bel Victorio
28/04/2015 17:22
Thumbnail
Um casamento inesquecível é feito de detalhes. Tudo precisa ser escolhido com precisão, para que funcione em harmonia, combine com a história dos noivos e agrade os convidados. Afinal, o resultado da festa depende de pequenas e grandes escolhas feitas meses antes do grande dia. Confira erros de organização que podem por o casório a perder:
  1. Gastar demais
Conte com a experiência de sua cerimonial sobre valores. Segundo a produtora de eventos Rossana Lazzarotto, é preciso fazer um projeto de festa e, a partir dele, diversos orçamentos, com várias opções de empresas. Depois de escolhidos os fornecedores, a organizadora do evento tentará negociar preços menores. “Sem ajuda, a noiva não sabe a realidade dos valores e a festa terá vários erros.”, explica.
  1. Cores destoando
Vá até o local da celebração e analise as cores. Só depois disso decida os tons e os materiais que gostaria de usar na decoração. Para o mobiliário, Ellen Koscianski, gerente da empresa Florianópolis Eventos, recomenda madeira de demolição, que funciona como um coringa.
  1. Exagero na decoração
Na igreja, a ornamentação é restrita ao que o pároco permite. O tapete pode ser mudado e incrementos no altar e na iluminação, acrescentados. De acordo com Ellen, na praia e em áreas verdes, a simplicidade também é chave, já que a natureza oferece um belo cenário. “No campo, opte por poucas flores, abuse de caixas e minidetalhes em madeira rústica e aposte em tons terrosos”, indica. Se a festa for realizada em casa, a regra é a mesma porque é preciso evitar que a decoração conflite com os objetos pessoais.
  1. Convidados sobrando
Há quem convide um número maior de pessoas pensando em quem pode não comparecer. A consequência é que tudo, desde as mesas até a comida e as bebidas, é organizado com base nesse número. As consequências podem ser desastrosas caso todos resolvam aparecer.
  1. Lugar apertado
Existem soluções para não ficar no aperto durante a festa. “Se o local for muito pequeno, e não couberem mesas, você pode criar um lounge”, explica Rossana. Se houver um pouco mais de espaço, são colocadas mesas de seis ou oito lugares, para caber mais convidados. Segundo a profissional, o importante é que a noiva decida onde será a festa, depois disso, são feitas as adaptações. “É como montar uma casa”, define a profissional.
  1. Falta de visão na igreja
Evite buquês altos, que podem dificultar ou impedir que os convidados observem o casal no altar ou até a entrada da noiva.
  1. Iluminação estranha
Luz verde durante a festa, além de fora de moda, não fotografa bem. “Hoje é usada uma luz mais clara ou natural”, comenta Rossana. Em casamentos ao ar livre e noturnos, velas e tochas dão charme à decoração, mas precisam ser protegidas para não ficarem à mercê do vento.
  1. Gastronomia equivocada
Não dá para agradar a todos, mas é possível tentar. “Além das opções mais sofisticadas, você precisa ter um prato menos elaborado, mas muito bem feito, que agrade mais pessoas”, recomenda Rossana. Comida árabe pode ser uma boa escolha. Outra dica é evitar colocar flores aromáticas nas mesas de alimentos ou onde os convidados vão se sentar. “Os aromas se misturam e podem atrapalhar o paladar”, explica Ellen Koscianski.
  1. Chuva na cerimônia
Tenha um plano B sempre, um salão no mesmo local que possa acomodar os convidados, caso o tempo não contribua.
  1. Opiniões demais no vestido
Levar a mãe, a irmã e a cunhada à loja de vestido talvez não seja uma boa ideia. Por mais que se procure uma segunda opinião nesses momentos, a noiva precisa pensar primeiramente no que ela quer para o seu dia especial. “A partir da opinião dela, nosso trabalho é deixar o vestido ainda mais lindo”, comenta Rossana.

Enquete

Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!