Comportamento

O brilho dos miniweddings

Maria Luiza Iubel
28/02/2015 03:40
Thumbnail

Foto: Daniel Jr. Wedding Photographer

Ter familiares e amigos próximos em um lugar aconchegante, com clima descontraído e o estilo dos noivos por todos os cantos. Impossível? Não. Essas características têm feito os miniweddings ganharem espaço na preferência de casais que buscam cerimônias intimistas. “São convidadas até 100 pessoas próximas, aquelas que presenciam momentos especiais do casal”, diz a cerimonialista Cris Osike, do cerimonial homônimo. De bufês a chácaras, estas celebrações levam a personalidade do casal aos detalhes, do convite à organização da decoração.
A lista de convidados tende a ser o nó maior que os noivos têm de desatar, diz Lais Montagnini de Brito, cerimonialista da Sim! Mini Wedding. “Reserve aos familiares próximos a cerimônia com o padre ou juiz e, depois, inclua amigos mais íntimos para a festa”, diz ela. Nem sempre os miniweddings saem mais baratos que os tradicionais. O dinheiro economizado costuma ser usado para aprimorar a cerimônia ou o cardápio.
100 pessoas – Esse é o número máximo de convidados. Os  mais radicais fecham apenas com pais, irmãos e padrinhos.
Casamentos diurnos – A inspiração vintage ou rústica se destaca com a luz natural do sol, fazendo com que muitos casais optem pela celebração diurna em vez da noturna.
Buffet moderno – Com menos convidados dá para organizar um menu mais personalizado, com saladas elaboradas, drinks modernos e sobremesas mais refinadas.
Doce lembrança – Bem casados ainda são os preferidos dos noivos, mas os casamentos menores também se abrem ao brigadeiro ou doce de leite de panela.
Espaço para as crianças – Montar um lugar lúdico ajuda a entreter as crianças. Uma mesa com papel e lápis de cor, livros e brinquedos distraem os pequenos.
DIY – O conceito do “do it yourself” ou “faça você mesmo” é tendência, que conta com detalhes feitos pelos próprios noivos, como bandeirolas, placas e até lembrancinhas.
Além das flores – Placas, lamparinas, vasos e outros objetos dão um tom mais caseiro e íntimo. Ter uma mesa grande e única para todos ficarem juntos está em alta.
Luzes de Natal – Enfeitar o local da cerimônia com pisca-pisca ajuda a criar um efeito aconchegante no ambiente.
Convites modernos – Muitos noivos investem em design  moderno e paleta de cores que fogem do tradicional.
Vestido informal – Casamento descontraído pede um vestido mais informal. Fica de lado o vestido volumoso e os de longos véus e entram os leves boho-chic e/ou curtos.