Comportamento

Profissão: realizar sonhos

Vivian Faria
28/02/2015 03:30
Thumbnail

Foto: Bigstock

Por trás de um lindo casamento, um profissional orienta os noivos desde o princípio e acompanha a contratação de cada fornecedor. Veja as dicas dos party designers Anderson Heideman e Rossana Lazzarotto para identificar os produtores mais bem preparados:
1 Organização: Independentemente do porte do evento, quem organiza um casamento tem de estar atento a diversos serviços, produtos, pessoas e prazos, o que requer extrema organização, além de respeito a compromissos e horários. Assim o profissional passa confiança aos noivos.
2 Bons fornecedores: Além de saber que os produtos e serviços ofertados pelos fornecedores são de qualidade, o assessor deve ter pelo menos três contatos em cada segmento, conhecendo a particularidade de cada um e mantendo relações transparentes com todos.
3 Liderança: Para reger a orquestra do casamento, é preciso ser um líder, tomando decisões rápidas e garantindo a execução de todo o combinado. Isso significa que o produtor deve estar presente na montagem do evento, ausentando-se apenas se o cerimonial assumir o comando da festa.
4 Disposição: Ser líder não significa apenas dar ordens. O produtor não pode ter medo de por a mão na massa para garantir que o grande dia seja, de fato, a realização de um sonho para os noivos.
5 Jogo de cintura: Um bom produtor precisa manter a calma diante da pressão dos prazos e da cobrança dos noivos (e suas famílias), além de saber conduzir negociações com fornecedores e conseguir transitar entre os diferentes grupos da sociedade, sempre com classe e educação.
6 Boa equipe: Com tantas demandas – e algumas tão específicas, como a conferência de cada contrato assinado com fornecedores, os assessores precisam da ajuda de outros excelentes e confiáveis profissionais para que tudo dê certo.
7 Respeito ao orçamento: O casamento não pode se tornar um pesadelo para os noivos, por isso é necessário que o produtor saiba organizar uma festa que caiba no orçamento delimitado por eles e, ao mesmo tempo, seja linda, chique e inesquecível.
8 Bagagem: Além de cursos de tendências, etiqueta e gestão estratégica, estes profissionais precisam ter conhecimentos variados – cultura, economia, artes, moda, arquitetura e design – para saber organizar festas criativas e de muito bom gosto.
9 Visão global: Todos os detalhes são importantes e requerem cuidados, mas é a composição harmoniosa dos elementos que faz uma grande festa. Por isso, o produtor deve saber olhar para a festa como um todo.
10 Pós-evento: O trabalho do produtor não termina ao fim da festa: ainda é preciso contabilizar possíveis danos (quebra de louças, por exemplo, e fechar o balanço do evento. Depois de tudo finalizado, há os que mandam mimos para os noivos para agradecer pelo voto de confiança.