Comportamento

Sete regras de etiqueta social para noivos e convidados

Bel Victorio
26/08/2015 18:16
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Não basta ter um cardápio, decoração e música de primeira. Um casamento memorável (no bom sentido) passa também pelo cuidado no relacionamento com os convidados. Para a produtora de eventos Silvia Lopes, festa boa é a que gera encantamento e é inclusiva. “Não adianta investir alto se as pessoas não saíram sem aquela ‘névoa de purpurina’”, contou durante evento para noivas na Bergerson Presentes, na quinta-feira passada (20). Confira dicas da profissional sobre boas maneiras entre noivos e convidados:
Para os noivos:
Comecem a organização pela lista de convidados
É ela que vai dar o tom da festa. Conhecer o público é fundamental para escolher o cardápio e o serviço (bufê ou empratados) e definir o espaço da festa. Silvia explica que a regra de ouro da etiqueta é nunca constranger o outro. Se seus amigos ou familiares não estão habituados a grandes produções (uma mesa cheia de copos e talheres ou serviço à inglesa, por exemplo) elimine as firulas: “O anfitrião que sabe tratar bem é aquele que entende o convidado”, diz.
Elaborem a lista com os pais
Para a produtora de eventos, o casamento é, também, a união de duas famílias. Por isso, independentemente de quem vai bancar a festa, ela recomenda incluir pais na elaboração da lista de convidados. Como matrimônio é uma relação de médio ou longo prazo, um convite que não foi feito pode gerar desentendimentos no futuro. “Aquele convidado [que os noivos não conhecem] pode ter importância e simbologia para os pais. É preciso valorizar essas pequenas sutilezas”, opina.
Agradeçam os presentes individualmente
A etiqueta manda que os bilhetes de agradecimento não sejam feito no computador, mas à mão. Se você achar que não vai ter tempo de escrever cartinhas, nem comece, para evitar que alguns convidados recebam e outros não. “Uma vez recebido o presente, você pega o telefone e agradece”, recomenda. Para ela, usar as redes sociais (tirar foto e marcar a pessoa ou usar o Whatsapp) não fica bem. Outra dica é tomar nota de qual convidado deu qual presente e chamar o amigo para um almoço ou jantar em que o utensílio seja utilizado.
Lembrem os pais do papel de anfitriões
Os pais devem fazer parte da recepção, dando boas-vindas aos convidados. Segundo Silvia, é deselegante que os pais, por exemplo, não se levantem da mesa ao serem abordados pelos convidados na festa ou que fiquem emburrados devido ao cansaço.
Para os convidados:
Prestem atenção ao convite
Um dos inconvenientes, para o convidado, é chegar ao casamento com o filho e perceber que não há espaço adequado para deixá-lo brincando. O problema, segundo Silvia, é que nem sempre os convidados observam que não aparecia no convite expressão “e família” – o que indica que é aceitável levar os pequenos. “No Brasil, ainda temos muito medo de contratar babás, mas estamos em um momento de transição. Se não está indicado no convite, não leve”, aconselha a profissional.
Não façam surpresas
É frequente que os amigos dos noivos tenham vontade de inventar algo diferente para homenagear o casal durante a festa. “O casamento em si já é uma surpresa para a noiva. Lembre-se que o que é legal para você pode não ser legal para o outro”, adverte a produtora.
Confirmem a presença
A regra é básica, mas nem todo mundo segue. O problema é que cada convidado tem custo para os noivos e que existem lugares que cobram por pessoas a mais. “Dizer ‘sim’ ou ‘não’ para um evento precisa ser algo tranquilo na nossa vida social porque implica em planejamento para quem está organizando”, explica Silvia. Outro ponto importante, segundo ela, é que convidados residentes em outras cidades devem se organizar e sair com tempo de sobra para chegar a tempo no casamento mesmo que ocorra algum imprevisto.