• Carregando...
As fotos-mico que Tom Hardy esqueceu de tirar da internet
| Foto:

Aos 37 anos, o ator inglês Tom Hardy — que protagoniza Mad Max — Estrada da Fúria (2015) ao lado de Charlize Theron — é o astro da vez em Hollywood, cotado para indicação ao Oscar e considerado um dos mais talentosos da sua geração. No meio de tanta glória, porém, uma saia justa também o tornou famoso: Hardy chegou aos 30 anos com uma certa tendência a postar imagens perturbadoras nas redes sociais. E se esqueceu de apagá-las antes de que todos ligassem o seu nome ao seu rosto.

As fotos esquecidas por Hardy no MySpace viraram sensação no Twitter a partir de meados de maio, quando foram descobertas. O ator teve dificuldades em apagar o perfil — provavelmente, tinha esquecido também a senha. Até agora, ele nunca comentou o assunto. Hardy já teve contas também no Twitter e no Instagram, mas no momento todas estão desativadas.

Feitas em resolução meio precária, as imagens mostram o ator em momentos típicos de adolescente tardio: cozinhando pratos estranhos, posando apenas de cueca, apontando uma arma (esperamos que seja de brinquedo!) e fazendo o antigo bico-sensação das fotos de Instagram (a chamada “duck face”). Algumas fotos datam de 2008, quando o ator já tinha 30 anos, mas há fotos em que ele aparenta estar bem mais jovem. Há ainda um vídeo — curto, porém hilário, apesar de não muito digno de Oscar — em que ele treina o sotaque americano.

As fotos-mico que Tom Hardy esqueceu de tirar da internet

Erro comum
O caso Tom Hardy serve de alerta para todos os usuários da internet, afirma o diretor da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm. “É emblemático”, define Nejm. “As pessoas não pensam no futuro próximo quando lidam com a internet, principalmente quando se é adolescente ou jovem. O uso é imediatista, instantâneo, e se ignora que algo possa a vir a causar constrangimento”, diz.

“Na época em que ele publicou aquilo, estava curtindo esse tipo de coisa, assim como adolescentes que postam fotos dirigindo o carro em alta velocidade, consumindo drogas, fazendo essas bobagens típicas da fase. Mas a internet nunca esquece e é quase certo que não serão apenas os seus amigos que verão o que foi publicado”, alerta Nejm.

Bigode e sunga; e até uma duck face.
Bigode e sunga; e até uma duck face.

Cuidados
“Ah, mas eu deixo tudo em modo privado”, diria você. Argumento falho, porque também é temerário confiar em ferramentas de privacidade, diz Nejm. Mesmo o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, já sofreu com um bug que expôs fotos do seu casamento. “O filtro não é infalível. A lógica dos usuários precisa ser outra: o que se publica na internet é público, daí o nome. O filtro no máximo possibilita diminuir o grau de publicidade. Mas quem vir a publicação poderá espalhá-la para bem longe. Uma rede social sempre terá a lógica de compartilhar, portanto não serve para conteúdo privado”.

Nesse erro recaem muitas pessoas que usam redes sociais exclusivamente para armazenar conteúdo privado, como fotos. Ou seja, não há segurança em nenhum dos lados da moeda. Por um lado, as redes não garantem nem sequer que o usuário poderá conhecer tudo o que está guardado no servidor da rede a seu respeito (quanto mais deletar o que ele não quiser ter exposto). Do outro, as empresas também não se responsabilizam em manter a guarda do que o usuário precisar.

“Muita gente pensa que é cliente de uma rede social. Mas do ponto de vista da empresa, você está mais para mercadoria. Cliente é quem paga anúncios”, diz Paulo Pagliusi, CEO da MPSafe CyberSecurity & CounterEspionage. Pouco lidos, os termos de adesão às redes geralmente transmitem direitos de uso e de autoria para as empresas.

Mesmo sendo gratuito, os usuários pagam pelo serviço com informação — mas a falta de garantias do “gratuito” permanece. “Você paga com seus atos de consumo, com a sua localização, com o seu trajeto do dia a dia. E com a lista de amigos, uma coisa muito cobiçada porque ajuda a expandir a ação da rede”, enumera Pagliusi. “Mas se colocar todas as fotos lá, a rede social pode apagar tudo quando quiser e você não pode reclamar. Por isso a rede não pode ser uma extensão da sua vida“.

Hardy no set de Mad Max, com o diretor George Miller; e na premiére do filme, ao lado de Charlize.
Hardy no set de Mad Max, com o diretor George Miller; e na premiére do filme, ao lado de Charlize.

Senha esquecida
A primeira orientação para não penar ao esquecer uma senha é manter o perfil atualizado, com e-mails e números de telefones recentes. Uma dica de Pagliusi para quem tem muitas senhas é usar um programa gerenciador, como o KeePass. Open source, o programa também ajuda a avaliar a segurança da senha. O ideal é mesmo bolar senhas diferentes para cada perfil. “Do contrário, se cair [vazar] uma senha, caem todas”.

Backup “pegadinha”
Outro serviço que pede muito cuidado: os backups automáticos de fotos. Do nada, as fotos que estão no seu celular ou desktop podem ser imediatamente copiadas para um serviço de “armazenamento em nuvem” — e essa configuração, em geral, é a inicial do aplicativo ou conta.

Além do risco de vazamento na nuvem (Jennifer Lawrence e Scarlett Johansson que o digam), ainda há insegurança quanto à exposição das fotos em redes sociais — o Google+ é o principal exemplo disso. “Tem dois grandes problemas aí”, diz Nejm. “Um é das empresas, que não deixam claro como funcionam esses serviços e quais as regras de privacidade. O outro é dos usuários, que não costumam dar a mínima para termos de adesão”.

No caso do Google, ele sugere que o usuário revise sempre as regras de privacidade em um site específico, o Google Dashboard. “É importante porque o Google guarda tudo, até conversas do GTalk“, diz.

O SaferNet disponibiliza um serviço de orientação gratuita para usuários com dúvidas mais específicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]