Celebridades

SINTONIZANDO: O Rei do Ibope

Willian Bressan
28/02/2015 20:00
Thumbnail

Antônio Fagundes, como Bruno Mezenga, um dos inesquecíveis personagens de O Rei do Gado. Foto: Divulgação

O “Vale a Pena Ver de Novo” viveu momentos distintos nesses últimos anos. Criado na década de 1980, a faixa da programação era dedicada à reexibição de novelas de sucesso em anos anteriores. Geralmente, a distância cronológica entre a primeira exibição e a reprise era de dois ou três anos, tempo considerado necessário para que o público esquecesse a trama e os personagens da história.
Mas isso mudou depois dos anos 2000. Com o acesso à internet, uma trama não necessariamente termina quando deixa de ser exibida. Ela continua nas redes sociais, sites e vídeos no Youtube. Dessa forma, as novelas “atuais” não empolgavam mais a audiência do horário. Cogitou-se inclusive que a faixa seria extinta, mas a gestão de Carlos Henrique Schroder decidiu dar uma sobrevida ao arquivo da Globo, que faz muito sucesso no Canal Viva.
Por isso, O Rei do Gado voltou ao ar em janeiro, para comemorar os 50 anos da Globo. Uma novela forte, do horário nobre, que marcou época (foi exibida originalmente em 1996) e que também fez muito sucesso ao ser reexibida no Viva em 2011, está superando Malhação e Boogie Oogie, tramas inéditas, em audiência e repercussão nas redes sociais. É também a reprise com mais ibope desde Mulheres de Areia (1993), reapresentada pela segunda vez em 2011.
Os dados, provavelmente, devem levar a direção de programação a repensar os títulos a serem reexibidos na faixa. Cobras & Lagartos, por exemplo, grande sucesso das 19 horas em 2006, não repetiu o mesmo feito em sua reprise. Vale lembrar que o “Vale a Pena Ver de Novo” é estratégico: se a audiência vai bem, ele acaba por levantar a audiência de toda a faixa noturna, de Malhação até Império. O Rei do Gado, na verdade, se tranformou em “O Rei do Ibope” para a alegria dos noveleiros, que agora podem esperar por boas novelas como A Indomada ou tramas mais antigas na faixa.
INTERVALO
Valeu, Marjorie! — A atriz curitibana Marjorie Estiano foi surpreendida com um recado do autor Aguinaldo Silva no script de Império. O autor agradeceu a presença da atriz em sua novela e reafirmou o desejo de contar com ela em todos os seus futuros trabalhos. Vale lembrar que a atriz substituiu Drica Moraes na segunda fase da trama e foi avisada de última hora. Junto com ela, Adriana Birolli e Alexandre Nero, o talento de Curitiba brilha e aparece na tela da Globo.