Comportamento

Bruna Bill

10 erros que você comete pela manhã

Bruna Bill
04/12/2015 08:00
Thumbnail
Os primeiros minutos do seu expediente são decisivos para a continuidade da sua jornada de trabalho. Muitas vezes, agimos de maneira automática e não percebemos erros simples que podem ser significativos para baixar nosso foco e atenção em nossas tarefas. Veja abaixo algumas atitudes prejudiciais à produtividade e mude já suas práticas!
1. Chegar atrasado. Alguns estudos apontam que os chefes confiam menos em empregados que não conseguem chegar no horário estipulado. Mesmo que você fique alguns minutos após o expediente, o atraso já é suficiente para impactar negativamente sua performance.
2. Não cumprimentar seus colegas. Mesmo que você não seja chefe ou ocupe uma posição de liderança, é importante manter uma boa relação com seus parceiros no ambiente de trabalho. O famoso bom dia e alguns minutos de conversa na hora do café já são capazes de mudar o clima dentro da empresa.
3. Tomar muito café. Mesmo que você pule esta parte da sua rotina em sua casa, provavelmente é uma das primeiras coisas que faz quando chega no escritório. Estudos apontam que o melhor horário para tomar uma boa dose de cafeína é depois das 9h30, para não interferir na produção de cortisol,
4. Responder todos os e-mails. É tentador olhar para a caixa de entrada e querer se livrar de tudo o quanto antes. Mas alguns estudiosos afirmar que os primeiros minutos de trabalho devem ser dedicados a filtrar os e-mails. Depois dessa avaliação, responda atentamente aos que merecem e descarte os que não são importantes.
5. Chegar sem uma agenda. Começar o dia de trabalho sem ter em mente quais as principais tarefas a serem executadas no dia é um grande erro. Tenha uma agenda organizada pelo menos para a semana e uma lista de tarefas para o dia, em ordem de prioridade e importância.
6. Fazer o mais fácil antes. Acredita-se que a energia para o trabalho diminuía ao longo do dia, por isso o melhor a se fazer é começar o dia com as tarefas que exigem mais atenção e esforço. Dessa maneira, fica melhor e mais rápido se dedicar aos afazeres que exigem menos energia.
7. Fazer várias coisas ao mesmo tempo. Com a energia em seu auge pela manhã, você pode acreditar que pode fazer tudo simultaneamente, o que, obviamente, é um erro. Se você criar uma lista de prioridades e conseguir manter o foco em apenas uma atividade, com certeza irá terminá-la muito mais rápido.
8. Alongar-se em pensamentos negativos. Problemas em casa, o trânsito caótico ou alguma discussão no trabalho podem sugar sua energia e dominar sua mente por um longo período. O que os estudiosos recomendam é que você resolva estes problemas o mais rápido, coloque-os de lado e siga em frente.
9. Ter uma reunião. Encontros logo pela manhã podem minar seu poder criativo e sua concentração. Estudos apontam que os primeiros horários devem ser direcionados a tarefas que exigem plena atenção como escrever. Se não for essencial, prefira reuniões no meio tarde.
10. Não seguir uma rotina. Se você perde muito tempo da sua manhã decidindo o que irá fazer, não fará nada. Ter uma prática rotineira em seu ambiente de trabalho lhe dá segurança para focar no que é realmente importante, resolver suas tarefas e não pensar no que deve ser feito.