Comportamento

Camila Rehbein

5 dicas para planejar e alcançar suas metas

Camila Rehbein
11/02/2016 16:00
Thumbnail
Dizem que o ano só começa depois do Carnaval e se você esperou o feriado para definir o que pretende realizar este ano, ainda dá tempo de traçar algumas metas para trabalhar durante os próximos meses. De acordo com o coach Hamilton Teruaki, em seu artigo “Por que estabelecer metas é importante?”, antes de começar a agir em relação a sua vida, é preciso estabelecer claramente os objetivos a serem perseguidos.
Um dos pontos positivos em relação à prática de colocar as metas no papel é definir exatamente o que se deseja alcançar no curto e longo prazo. “Quem não faz isto, geralmente, são pessoas que trabalham, se esforçam e estão sempre ocupadas, porém, sem atingir suas metas”, explica.
Outro motivo é que o cérebro precisa dessas definições para saber quais estímulos são importantes e deve prestar atenção. Dessa forma, condicionamos nossos pensamentos para as realizações e trabalhamos focados em ações que condizem com o destino que desejamos. Já se convenceu, mas não sabe como fazer tudo o que planejou dar certo no tempo desejado? A coach Cibeli Nardi, dá 5 dicas para transformar a teoria em prática. Anote aí:

1 – Divida uma grande meta em pequenas etapas:

É impossível engolir algo grande de uma só vez. Sendo assim, para alcançar o objetivo final é preciso elaborar um planejamento de pequenas ações que te levarão ao resultado esperado. Pense no que você precisa realizar a cada mês e estabeleça essa sequência com prazos definidos.

2 – Mentalize a meta:

“Se você deseja comprar um carro, comece a fazer test drives, pesquise mais sobre o carro que você quer. É preciso sentir o sabor da realização e imaginar como vai ser o momento da conquista”, destaca Nardi.

3 – Crie pequenas recompensas:

Nada de ser duro consigo mesmo. Quando se trata de realizar suas metas é importante criar recompensas a cada etapa concluída para se sentir motivado a continuar.

4 – Celebre cada etapa concluída:

Fechou a semana ou o mês e você conseguiu realizar o seu planejamento? Celebre essa conquista. “Isso significa que você está comprometido”, explica.

5 – Estabeleça um guardião:

Tudo fica mais fácil quando você tem o apoio de terceiros. Escolha alguém que lhe ajude a ter disciplina durante a trajetória.
Agora é só partir pra ação e ter em mente o que o filósofo Sêneca disse certa vez “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”.