• Carregando...
5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera
| Foto:

O novo filme de A Bela e a Fera é promessa de faturar US$ 1 bilhão nas bilheterias do mundo. A história, inspirada na versão do conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, teve sua primeira versão em desenho animado imortalizada nas telas em 1991 pela Disney. Agora o estúdio se arrisca neste live-action (formato que mistura atores reais e versões animadas), que estreou nos cinemas de todo o Brasil na última quinta-feira (16). Mas afinal, o que as crianças – e os adultos também, por que não? — podem aprender com “A Bela e a Fera”?

1. Às vezes a maioria pode estar errada

5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera

Bela é uma garota que gosta de ler, em uma aldeia onde as pessoas não dão valor para isso. Entre os aldeões, ela é considerada “esquisita”, justamente por ser diferente. Bela não se importa e inclusive ensina outras meninas da vila a ler.

2. As meninas são fortes

5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera

Bela não é uma típica princesa, pelo contrário, é uma garota comum, que no fim se torna princesa. Ela é uma personagem extremamente forte: anda a cavalo, tem muitas opiniões, salva o pai e também salva o príncipe (da maldição). “Bela tem uma posição de autonomia. Ela vai contra a corrente, digamos assim”, explica a psicanalista Luísa Puricelli Pires, autora de um artigo sobre a análise psicológica de Bela.

3. Não seja narcisista

5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera

Gaston é um rapaz bonito e forte, porém, se acha tão irresistível que não enxerga os outros, somente a si mesmo. Ele acha que todas as mulheres vão estar sempre aos seus pés, mas engana-se com Bela. Ela o rejeita. “Bela nega o pedido de casamento dele e manda-o embora de sua casa. Ela quer mais do que aquilo”, afirma Luísa.

4. Enxergue através das aparências

5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera

“Bela se apaixona pela Fera antes de saber que ela é, na verdade, um príncipe. Ela se apaixona por um animal”, analisa a psicanalista. Fera é agressiva e deprimida e tem uma personalidade bastante primitiva, que evolui ao longo da história e da relação mais próxima com Bela. Isso, porém, não impedimento para Bela enxergar coisas boas na Fera.

5. O amor é transformador

5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera

O mais interessante do casal Bela e Fera é que os dois constroem uma relação de amor ao longo da história, diferente da maioria dos contos de fadas, onde o amor nasce muitas vezes por apenas um beijo. Bela e Fera divergem, discutem, mas por meio do amor que começa a nascer, se transformam. A transformação máxima, no filme, é Fera que volta à forma original de humano (e príncipe) graças ao amor verdadeiro de Bela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]