Comportamento

Camila Rehbein

6 coisas que pessoas felizes fazem todos os dias

Camila Rehbein
11/04/2016 22:00
Thumbnail

Os filósofos apontam que a felicidade está associada com o prazer, uma vez que seria difícil definir o que é felicidade. | Foto: Librestock

Definir o que é felicidade não é uma tarefa das mais fáceis, porém diversos pesquisadores ao longo do tempo têm se debruçado para entender do que se trata e como se encontra essa tal de felicidade que alguns dizem terem encontrado. A Universidade de Oxford chegou até a criar um questionário para medir, através de vários métodos e instrumentos, o nível de felicidade das pessoas. No final das contas, eles chegaram à conclusão de que para fazer essa medição, é necessário avaliar fatores físicos e psicológicos, renda (não é à toa, talvez, que o jargão “faz-me rir” seja tão propício para denomina-la), idade, preferências religiosas, políticas, estado civil entre outros fatores.
O psiquiatra Sigmund Freud defendia que todo o indivíduo era movido pela busca da felicidade, mas que isso era impossível de ser alcançado no mundo real, em que as pessoas estão sujeitas a sentimentos como o fracasso, por exemplo. Porém ao contrário do que pensava Freud, alguns estudos mostram que é possível, sim, alcançar aquele estado de felicidade constante. “Aquilo que percebemos, sentimos, queremos e pensamos está, aos poucos, esculpindo a estrutura neural”, afirma o neuropsicólogo Rick Hanson no livro O cérebro e a felicidade.
LEIA TAMBÉM
Baseado nisso, a socióloga Christine Carter afirma que existem três formas para criar em nós mesmo o que ela denomina de “biologia da tranquilidade”, por meio das emoções positivas. Segundo a especialista, o segredo é trabalhar de maneira autêntica para fomentar esse tipo de emoções e, sim, ao contrário do que se pensa é importante fazer um esforço verdadeiro para cultivar felicidade, gratidão, esperança e outras emoções positivas ao longo do dia – e da vida!
Abaixo, você confere 6 dicas de como é possível alcançar a felicidade – e fica o alerta, a chave para tudo isso está na ação e não na simples contemplação.

Pratique ativamente a gratidão

O sentimento de gratidão é uma das emoções positivas mais poderosas. Inúmeras pesquisas indicam que ela é parte da essência da felicidade. De acordo com os dados publicados em seu livro Ponto de Equilíbrio, Carter afirma que pessoas que praticam gratidão constantemente são mais entusiasmadas, interessadas e determinadas além de se sentirem 25% mais felizes do que os que não a exercem. Uma das principais dicas é ter um “Diário de Gratidão” e anotar pequenas notas todos os dias. Um aplicativo que pode te ajudar a começar o exercício é o Bliss, ele está todo em inglês, mas isso não dificulta em nada o processo.

Encontre Inspiração

Assim como o encantamento e o enlevo, a inspiração é uma emoção positiva que nos fazem sentir mais satisfeitos e alegres. Experimente criar um painel no Pinterest, por exemplo, com imagens que te inspiram ou até mesmo selecione diariamente vídeos que te estimulam e comovem. “Assisto à maioria deles repetidas vezes, como forma de trazer inspiração e elevação. Quando você encontra suas fontes de inspiração e fascínio, conecte-se com elas com frequência”, dá a dica. A socióloga ressalta que não há um modelo certo a seguir e que cada pessoa pode ter sua fonte de inspiração.

Sonhe com o Futuro

Pesquisas revelam que escrever sobre seu “futuro ideal” torna as pessoas mais felizes e otimistas. Isso porque sentimentos como esperança, fé e confiança são sentimentos que estão intimamente atrelados às pessoas que conseguem manter um estado de felicidade a longo prazo. A ideia é escrever por 20 minutos sobre seus sonhos e esperanças para os próximos cinco ou 10 anos. Depois pare e sinta o que esse exercício mudou em você.

Tire um tempo para meditar

Ter um tempo específico para se acalmar e se conectar com seu corpo é importante para alcançar um estado de felicidade. Muitas pessoas sentem dificuldade em estar felizes, não porque são incapazes de sentimentos tão nobres como esse, mas porque estão com níveis altíssimos de estresse e ansiedade. “Ela reduz nossos níveis de estresse e ansiedade e ajudam a melhorar nossa concentração, tornando-nos mais produtivos”, explica.

Faça algo realmente interessante

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam de lado o que realmente os motiva e os encanta. E prosseguir com essa postura é altamente prejudicial para o corpo e a mente. Alimentar sua curiosidade fazer algo que lhe interessa é uma poderosa emoção positiva que restaura as energias.

Dance, ria ou faça uma piada

Quanto tempo faz que você não dança em frente ao espelho ou com os amigos, dá risada até a barriga doer ou conta uma piada? Você tem uma playlist para escutar em momentos de estresse? Estudos feitos por neurocientistas afirmam que, enquanto atividade mentalmente cansativas induzem ao estresse, a música é capaz de reduzi-lo. “Alegria não é desperdício de tempo nem luxo. A risada reduz os hormônios do estresse e eleva os níveis de beta-endorfinas – responsáveis pelo bem-estar”, explica Carter.
Então está esperando o que? Como dá para ver, a felicidade é bem mais fácil de se conseguir do que parece, basta um pouco de ação todos os dias. Guarde essa lista. É sem contraindicações!