Comportamento

Jennifer Koppe

Amizade entre elas

Jennifer Koppe
17/06/2007 18:52
Como dizer que não existe amizade verdadeira entre mulheres se os exemplos práticos e até mesmo as pesquisas científicas provam justamente o contrário? Os dados e as conclusões falam por si.
De acordo com o estudo desenvolvido pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas, as mulheres costumam formar as amizades mais profundas e duradouras. A pesquisa ainda afirma que enquanto elas tendem a manter os mesmos amigos ao longo da vida, os homens geralmente baseiam as suas amizades em eventos sociais – como aquele chopinho de fim de tarde ou a pelada semanal – e que pensam mais nos benefícios que podem tirar de seus relacionamentos. Foram os pesquisadores de Manchester que falaram…


Um brinde à amizade: as amigas do estacionamento (acima) e as Zazás.
Outro estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, revela que ter amigas ajuda a prevenir o estresse. Os pesquisadores identificaram várias substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e a manter o laço de amizade entre as mulheres. Essa sensação existe desde os tempos das cavernas. Já naquela época, as mulheres sentiam segurança em proteger os seus filhos agrupando-se com outras mulheres. A pesquisa explica que quando isso acontece, é produzida uma grande quantidade de ocitocina, substância que acalma e reduz o estresse. A mesma coisa não acontece com os homens, pois a alta quantidade de testosterona que eles produzem neutraliza os efeitos da ocitocina. Já os estrógenos femininos aumentam ainda mais a produção desta substância.
Na Faculdade de Medicina de Harvard, também nos Estados Unidos, descobriu-se que quanto mais amigas tem uma mulher, maior a probabilidade de ela chegar à velhice sem problemas físicos. Não contar com amigas pode ser tão prejudicial à saúde quanto a obesidade, o tabagismo ou o sedentarismo. Quem tem amigas vive mais e muito melhor.
Se ainda restam dúvidas sobre a importância da amizade para as mulheres, confira a opinião dos especialistas e conheça a história de algumas amigas de longa data.
Serviço: Eloá Andreassa (terapeuta familiar) e Hugo Cesar Gaete Verdugo (consultor familiar e terapeuta holístico), fone (41) 3016-5036.
* * * * *
jenniferk@gazetadopovo.com.br