Comportamento

Katia Michelle

Verão é o momento certo de tirar a fralda das crianças

Katia Michelle
30/11/2016 14:00
Thumbnail

Aproveite os dias mais quentes para estimular a criança a deixar a fralda. Foto: Bigstock

Dias mais quentes pode também significar liberdade para as crianças e o alcance de uma maturidade e independência que muda a vida tanto delas quanto dos pais: tirar a fralda. O clima ajuda, embora não seja suficiente para que a família tome a decisão. “Cada criança tem seu tempo, mas entre 2 e 3 anos, 98% das crianças estão prontas para o desfralde”, analisa o pediatra e neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe, Luiz Renato Valério.
Para ele, é preciso avaliar se a criança tem essa capacidade para que a ação não seja precoce. O médico ressalta que há várias vantagens no desfralde, passando pelo conforto da própria criança. “Fica mais fácil até de cuidar da criança, principalmente se ela for para escola. Porque por mais que quem esteja cuidando tome as medidas de higiene necessárias, em um ambiente coletivo, trocar a fralda de várias crianças pode facilitar a transmissão de algumas doenças”, revela.
Valério revela ainda que a retirada da fralda pode também ser considerada economicamente favorável para os pais, já que é o valor pode ser investido em outras coisas. A retirada das fraldas também dá mais autonomia para criança e facilita na hora de vestir. “Mas esse processo deve ser conduzido de forma estimulante e nunca em forma de cobrança”, enfatiza.
LEIA MAIS:
Alguns sinais indicam que a criança está preparada, como a fralda limpa ao amanhecer, por exemplo. “Os pais podem se surpreender ao perguntarem para criança se ela quer fazer xixi no banheiro. Muitas vezes ela já está pronta para isso”, diz. O médico revela que muitas crianças demonstram mais facilidade para deixar de fazer xixi na fralda do que defecar. “Para algumas crianças, é mais confortável fazer cocô na fralda porque elas acham o vaso e o redutor frio e podem se incomodar com o cheiro, mas os pais precisam mostrar que isso é natural. O quanto antes isso acontecer, mais cedo as crianças vão se acostumar”, explica.
Levar as crianças ao banheiro e mostrar que os pais também usam o vaso é uma forma de revelar que a situação é natural, conforme ressalta o pediatra. Já para estimular que a criança não coloque a fralda, os dias mais quentes são mais propícios por conta da criança estar mais à vontade. Ir para piscina e ficar com roupas mais leves facilita esse processo.
Por outro lado, quando a intenção é tirar as fraldas durante a noite, os pais também podem tomar algumas atitudes, como perguntar sempre antes de colocar a criança na cama se ela precisa ir ao banheiro, além de oferecer, com cautela, menos líquido durante a noite. “Não dá para deixar a criança com sede, claro”, brinca o médico.
Para crianças um pouco mais velhas, uma técnica que funciona muito bem, segundo o médico, é o “Boletim da Cama Enxuta”. Os pais dividem uma cartolina conforme os dias da semana e reservam estrelas pretas, prateadas e douradas. A estrela preta é para quando a cama ficou molhada, a estrela prata é para quando a cama ficou seca e a partir de três estrelas prateadas, a criança ganha uma estrela dourada e pode até ser recompensada com algo de que ela goste.
Além disso, Valério recomenda inserir a criança na solução do problema. “A criança também precisa se sentir incomodada com o  xixi na cama ou na calça”, explica. Assim, os pais podem pedir ajuda para levar o colchão para secar ao sol, colocar as roupas e lençóis para lavar e assim por diante.
“Não existe fórmula mágica ou o melhor caminho, mas os pais devem se empenhar no desfralde nunca de forma rígida nem constrangedora. O carinho é a melhor forma de ensinar”, conclui.
Dicas para o desfralde
  • Aproveite o período mais quente do ano
  • Presta atenção se a criança demonstra interesse e está “pronta” para deixar a fralda
  • Lembre-se que a maioria das crianças entre 2 e 3 anos estão aptas para o desfralde
  • Para as crianças um pouco maiores faça o Boletim da Cama Enxuta (veja como funciona na matéria)
  • Reduza a oferta de líquidos após às 19 horas, mas sempre com bom senso. Nunca deixe a criança com sede, mas dá para oferecer metade do copo de suco, no lugar de um copo inteiro, por exemplo, assim os rins vão se acostumando a trabalhar um pouco menos durante a noite.
  • Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!