Comportamento

Amanda Milléo e Talita Boros Voitch

Colecionador curitibano constrói boneco Falcon em tamanho real

Amanda Milléo e Talita Boros Voitch
08/12/2017 17:09
Thumbnail

Mauricio levou seis meses para terminar o tamanho real, de 1,80 metro, do boneco Falcon (Foto: arquivo pessoal)

O desafio de Mauricio Wendler Santana em construir uma versão em tamanho real do boneco Falcon chegou ao fim. Na última segunda-feira (4), o fotógrafo, colecionador e restaurador terminou a obra, que tem 1,80 metro e todos os detalhes do boneco no tamanho original, de 30 centímetros. Para quem ainda não conhece a história de Mauricio, o Viver Bem conversou com o colecionador em agosto deste ano.
“O boneco é feito de uma composição de vários materiais, mas basicamente resina. Já faz uns anos que eu trabalho com modelagem, então tinha a experiência de manuseio com o produto. Ainda assim, foi um desafio montar um boneco desse tamanho. Tudo precisou ser adaptado”, conta Mauricio.
Falcon na versão tamanho real – ou, de como seria o boneco se fosse uma pessoa de verdade – é uma cópia perfeita do boneco pequeno, inclusive com o mexer dos olhos. Mauricio explica que, para tal ação, era preciso confeccionar uma alavanca. Embora desafiante, o mecanismo funciona tal qual no boneco pequeno. “É uma figura completa e inédita. É uma representação do Falcon no auge do que foi ele, que foi durante o período dos olhos de águia”, reforça o colecionador.
Embora o trabalho de construção tenha começado em julho, Mauricio conta que nos últimos dois meses o empenho e a dedicação aumentaram. A ideia inicial, conforme conta, era que o boneco participasse da ComicCon 2017, que começou nesta quinta (7), em São Paulo. “Infelizmente, nos últimos dias, o pessoal da Estrela, que levariam o boneco para lá, disse que não tinha a verba necessária para poder ter o trabalho com eles e o boneco não foi”, explica.
Roupas e cabelo: iguais ao boneco original
Todos os detalhes do boneco em tamanho real remetem ao original pequeno. Inclusive o cabelo e a roupa! “Eu tenho contatos de pessoas que trabalham com o material de agasalhos e eles conseguiram, a partir de uma foto, confeccionar a roupa que coube certinho. A barba foi feita pelo processo de flocagem, que deixa o objeto com o aspecto aveludado”, explica Mauricio.
Por enquanto o boneco vai compor a coleção do curitibano, que hoje chega a 15 bonecos e mais de 90 cabeças de Falcon.
Não conhece o Falcon?
Falcon era um personagem versão brasileira do americano G.I. Joe, e chamado de super-herói de verdade pela Estrela, a fabricante. O boneco foi um dos primeiros de ação lançados no Brasil com foco nos meninos. Com “cara de mau” e sua clássica cicatriz no rosto, Falcon tinha espírito aventureiro.
O brinquedo foi tão popular que chegou a vender 1 milhão de unidades apenas no primeiro ano de lançamento, em 1977. O último ano de fabricação da chamada “versão tradicional” foi 1985.
LEIA TAMBÉM