Comportamento

Da redação

O Boticário responde críticas sobre comercial que mostra casais gays

Da redação
02/06/2015 15:40
Thumbnail
Vídeo publicitário mostra encontro de Dia dos Namorados entre casais gays. Imagem: Reprodução
Ao mostrar dois casais gays, um comercial do grupo paranaense O Boticário, feito para um perfume lançado para o Dia dos Namorados, suscitou nesta semana mobilização de dois lados opostos: o de grupos que criticam e o de que apoiam a visibilidade a casais homoafetivos. A peça publicada no último dia 25 na rede social YouTube está no meio de um embate entre as duas opiniões, depois que grupos conservadores — boa parte deles invocando argumentos religiosos — incentivaram um boicote à marca.
O vídeo mostra três pessoas — duas mulheres e um homem — se preparando para um encontro de Dia dos Namorados. Na sequência, o telespectador observa que os encontros são, na verdade, entre três tipos de casais: um heterossexual e dois homoafetivos (um formado por duas mulheres e outro formado por dois homens). A campanha é para lançar novas versões da linha de perfumes Egeo. O vídeo estreou no dia 24, durante intervalo do Fantástico, da TV Globo.
Até perto das 15 horas desta terça-feira (2), o vídeo tinha registradas mais de 950 mil visualizações. Havia ainda mais de 272 mil opiniões, das quais 52% eram negativas (dislikes). O percentual, porém, era menor do que na segunda-feira, quando a grande maioria das opiniões eram negativas.
Até esta tarte (2), havia mais de 920 mil opiniões sobre a peça publicitária.
Até esta tarte (2), havia mais de 920 mil opiniões sobre a peça publicitária.
Reclamações
A mobilização chegou ao site Reclame Aqui, que recebe reclamações de consumidores contra empresas. Das cerca de 80 reclamações cadastradas entre ontem e hoje, a maioria era sobre o comercial. Alguns consumidores criticaram o fato de a marca estar fazendo “apologia ao homossexualismo” e, ao mesmo tempo, “desrespeitar as famílias”. Clientes ainda afirmaram que deixariam de consumir a marca por causa do “posicionamento” mostrado pela propaganda.
Por outro lado, algumas opiniões mais recentes faziam elogios ao vídeo. Houve clientes que avaliaram a propaganda como “sensacional”, “linda” e “boa demais para um país de terceiro mundo”.
Resposta
Já a marca se afirma firme na intenção de defender o comercial. Primeiro, o fez nas reclamações registradas em páginas de redes sociais e no próprio Reclame Aqui.
Em nota oficial (quase idêntica às respostas dadas aos clientes), o grupo esclareceu que respeita os diversos pontos de vista, mas também que “acredita na beleza das relações”:
O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha ‘Casais’, que estreou em TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista.”
A assessoria de comunicação da marca, porém, informou não ter posicionamento sobre se o comercial será veiculado novamente, apesar de ressaltar que ele continuar no ar.