Comportamento

As cinco tendências de casamento para 2016

Bel Victorio
16/05/2015 21:18
Thumbnail

Macarons ganham apresentação mais criativa na mesa de doces. Foto: Atiéri Zatoni

O luxo nunca sai de moda. Essa é a impressão que se tem ao visitar a sexta edição da Inesquecível Casamento Week em Curitiba, que foi até o último domingo (17), no Castelo do Batel, com estandes e palestras sobre tudo que envolve os preparativos para o casório. Confira as principais tendências vistas no evento:
  1. Jardim aéreo
A decoração aérea é umas das promessas para este ano. Em ambiente do produtor de casamentos João Callas, as flores vão para o teto, liberando mais espaço nas mesas. “Utilizei a limpeza do espaço, as linhas retas e os espelhos. Resolvi colocar todo o efeito visual no teto, mas sem perder a sofisticação da mesa”, explica. Para o jardim aéreo, o profissional usou orquídeas e camélias com cores fortes, que convivem com lustres cheios de detalhes.
  1. Boho-chic nos vestidos e acessórios
Diretamente de Paris, os destaques dos vestidos da Cymbeline são os tecidos leves, mesmo nas caudas mais dramáticas, e as rendas, que revelam a influência do boho. Outra tendência é o estilo princesa, trazido pelo remake de Cinderela. “Vestidos armados com cinturas marcadas também vão aparecer neste ano”, comenta Bianca Scopel, que revende a marca francesa em Curitiba. A loja também passará a vender com exclusividade a HolanCris, outra grife parisiense que se inspira no estilo hippie.
Os anos 70 também aparecem em tiaras douradas, para serem usadas atrás do penteado, que fazem parte da nova coleção da Maria Ignez Simões Acessórios. Headbands são outras opções interessantes para quem prefere um enfeite menos tradicional e servem também para envolver o coque. “As coroas, embora estejam em alta em outros estados, não são escolhidas pelas noivas paranaenses”, aponta a designer.
  1. Beleza natural
Tendência observada em red carpets, a pele com menos contorno também vai ganhar os casamentos, de acordo com Jojo, proprietário do Jojo Studio. “A pele é corrigida para parecer natural, com brilho em algumas partes. A noiva revela a personalidade com elementos como uma boca mais forte”, explica. Segundo maquiador e cabeleireiro, o penteado está mais displicente, com menos laquê e fiozinhos fora do lugar. Para manter tudo em ordem, sua equipe acompanha a noiva durante a festa inteira e faz os retoques.
  1. Mais personalização
A marca Conceito & Design produz de embalagem de garrafinha de água até difusores de ambiente com os nomes dos noivos. É possível também criar convites especiais para mães e madrinhas ao incluir peças Swarovski. “Neste ano, estamos trazendo pingentes com formas diferentes, como o coração”, afirma Natalie Chris, proprietária da marca.
Já os Beneditos, biscoitos finos recheados e cobertos por chocolate, que vêm substituindo o doce Dois Amores na hora da lembrancinha, ganham caixas que podem vir em qualquer cor ou estampa e detalhe em strass ou pérola. “Personalizamos para alinhar com o convite e a identidade visual da festa”, conta Maria Carolina Polydoro, diretora do Empório São Benedito. Caixas maiores, com vários biscoitinhos, também se tornam uma opção interessante de lembrança para os convidados mais próximos.
  1. Bolos altos e doces com menos açúcar
Criativos e coloridos, os docinhos têm brilhado mais do que os bolos nos casamentos. É por isso que os bolos estão cada vez maiores e reluzentes (com aplicação de joias, misturando prata e dourado), segundo a chef pâtisserie Bárbara Trevisani. A dica da profissional é investir nos docinhos com redução de açúcar ou chocolate 70% cacau e recheados com frutas, que estão em alta. Na última edição da revista Bom Gourmet tratamos algumas tendências em docinhos de casamento. “O açúcar rouba o sabor dos alimentos, então quando se reduz ele, sente-se mais o sabor das nozes, das amêndoas e das frutas vermelhas, por isso eles são mais consumidos nas festas do que os brigadeiros”, comenta Bárbara.