• Carregando...
Vestido dos sonhos
| Foto:

Vai longe o tempo em que todas as noivas escolhiam vestidos parecidos, brancos e com bordado no estilo richelieu. Nos casamentos modernos, as mulheres são mais autênticas e procuram trajes que traduzam a sua personalidade, seja ela romântica, ousada, poderosa ou descolada.

Como  demoram mais a casar, as noivas são mais seguras, têm gostos e personalidade formados, o que as permite ousar, diz a estilista Denise Leal. Para o estilista curitibano Edson Eddel, ao escolher o vestido, a noiva deve considerar duas coisas. “Ela precisa se sentir bem para ‘arrasar’ na ocasião, e deve pensar em harmonizar a peça com o restante da celebração”, diz. Rogério Duarte, especialista em trajes de noiva, explica que enquanto festas à noite permitem brilhos, cerimônias diurnas têm como boas opções as rendas. Em eventos ao ar livre são indicados os trajes mais fluidos, com cintura imperial – uma faixa que remete ao estilo grego. Os curtos são permitidos. A combinação com flores é clássica.

A estrutura depende da escolha do tecido. “Se você quer uma peça fluida, que se movimente com o seu andar e com o vento, opte por rendas leves, sedas e crepes, como o georgete e o chifon. Se você prefere vestidos estruturados aposte no shantung, cetim bucol e tafetá” comenta. Apesar de o branco ainda ser a cor preferida, tons off-white e perolados têm se tornado comuns no mercado. E há ainda as noivas que preferem ousar e escolhem cores mais fortes. “Tendências sempre existem. É por isso que é possível reconhecer a década de um casamento ao analisar a combinação vestido, maquiagem e sobrancelhas”, diz Denise. Está em alta a combinação de forros nude ou em tons de areia para contrastar mais com a renda. É chamado de efeito naked. Tules, bordados e rendas são outros destaques.

O buquê

Assim como brincos, braceletes e anéis, o buquê é um adereço importante para o look. Ao mesmo tempo em que representa o estilo da noiva, ele adianta aos convidados o que esperar da decoração escolhida para a recepção. Nos últimos anos, eles aparecem diversificados, misturando folhagens, sementes, frutas, plantas, flores e suculentas. Outra forte tendência é a dos buquês assimétricos. Mesmo nos redondos tradicionais algumas folhas e flores são colocadas de forma estratégica para quebrar o círculo perfeito.

Madrinhas

Ser escolhida como madrinha é a maior demonstração de carinho que uma noiva pode ter com suas amigas. Por isso é preciso dar importância e atenção à escolha do vestido. A primeira dica, segundo Eddel, é seguir as orientações da noiva. Algumas deixam o vestido a critério da madrinha, outras escolhem o tom ou o comprimento dos trajes. “A tradição é a de não usar preto e marrom, pois estas cores representam mau agouro. Tons claros não são indicados por se assemelhar aos vestidos da noiva”, comenta o estilista.

Quanto às tendências, Duarte explica que é bacana que elas sejam românticas, angelicais e que lembrem detalhes do vestido da noiva. O color block é outra febre que está de volta. Sua dica é misturar verde, laranja, rosa e tons de azul. “Como você vai ficar próxima aos noivos, evite decotes ou bordados exagerados, que chamem muita atenção. O tipo de festa, horário e local da cerimônia são outras informações que devem ser observadas”, diz.

 ***

Errata. Diferente do que publicamos na edição impressa, as tiaras, o terço de pérolas e o terço em cristal tcheco da loja The Adress Love estão disponíveis para locação. Os preços foram corrigidos.

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]