Comportamento

Redação, com Camille Bropp Cardoso

Foi convidado? Conheça a etiqueta da casa de praia e evite incomodar o anfitrião

Redação, com Camille Bropp Cardoso
18/01/2017 11:00
Thumbnail

Conversar antes e saber as regras da casa ainda é a melhor forma de manter a boa convivência. Foto: Bigstock

Quem é proprietário de uma casa na praia certamente vai receber “intimações” de amigos e familiares para um convite para um fim de semana (ou mais). E certamente também vai se incomodar com a superpopulação, com a falta ou desperdício de comida, com a bagunça na pia, com os banheiros sujos e com aquele convidado que acha que está em um hotel e nunca oferece ajuda. Identificou alguns motivos de pânico?
Calma, algumas regrinhas básicas podem evitar esse tipo de situação. Para começar, converse antes e deixe as regras da casa bem claras. Falta de bom senso durante a convivência pode levar a inimizades duradouras e até minar o sonho do anfitrião de manter a casa na praia. Uma dica é manter um quadro de regrinhas bem-humorado dentro de casa, assim os convidados eventuais vão sempre saber o que fazer e os que estão sempre por lá vão ter motivos para não esquecer.
A intimidade é capaz de romper fronteiras no terreno chamado etiqueta, mas especialistas são unânimes na primeira lição para quem busca ser bom hóspede: o convite vale para o convidado; no máximo, se estende ao cônjuge. Então nada de levar a amiga, a tia, a mãe, o padrasto e o cachorrinho. Ajudar nas tarefas da casa é obrigação. Sujou? Limpe? Não sujou? Ajude na limpeza. Converse com o anfitrião e veja se há regras específicas da casa.
Outro embaraço a ser evitado é “incorporar” à comitiva da praia os amigos menores de idade dos filhos. Muito comum, a situação é mais complicada do que parece, já que a educação e valores podem ser diferentes. O ideal é conversar muito bem com os pais dos adolescentes convidados antes e chegar a um senso comum. Regras devem ser seguidas por todos.
Quanto ao tempo de convite, o ideal é combinar antes e nunca se estender além do previsto. E quando a noite chega, preste atenção nas vestimentas. Lembre-se que você não está em casa e nem sozinho com o companheiro, então nada de pijamas sensuais e nem aquela camiseta furada. Ao dormir, procure arrumar a cama em silêncio e arrumá-la assim que levantar.
Fumar dentro da casa, deixar geladeira aberta, falar palavrão perto de crianças, nunca cobrir gastos, beber demais são atitudes que devem ser evitadas.  O bom hóspede se faz invisível. Arruma a cama, lava a louça que suja, deixa a mala arrumada e gasta pouco tempo no banheiro. Se seguir essas regrinhas, fique pronto para ser convidado novamente. Entrar na casa dos outros é um privilégio, mas manter a porta aberta para novos convites fortalece a amizade e é ainda melhor.
LEIA TAMBÉM