• Carregando...
Foto: Estúdio Dos/Divulgação
Foto: Estúdio Dos/Divulgação| Foto:

O casarão de arquitetura alemã na Rua Gutemberg, no Batel, permanece desconhecido por muitos curitibanos devido à localização em uma região calma e cercada de moradores. Ali se reúnem uma diversidade de marcas, que dão continuidade ao espaço comercial. A diretora criativa da Villa Mariantônio Andrea Tosato conta que o local é o primeiro espaço compartilhado de Curitiba. “Antes de se falar sobre esse tipo de espaço, nós o criamos pela necessidade”, explica.

Um pouco de história

Lá em 2006, Andrea dividia o amplo local apenas com uma loja de móveis. “Há dez anos eu dei início aos trabalhos na Villa. Na época, tinha uma loja de roupas focada em camisetas customizadas e, mais para frente, comecei a fazer vestidos”, conta a diretora. O nome da sua marca era Mariantônio, da onde vem o nome do espaço. “Maria é minha filha e Antônio, meu avô. Também sou devota de Santo Antônio, por isso assim batizei minha loja”, detalha Andrea.

Na sequência, um restaurante se instalou no espaço. A crise de 2008 impossibilitou que o local continuasse sendo dividido apenas entre três estabelecimentos. “Renascemos com a crise. Começamos a receber as primeiras propostas de outras marcas para se instalarem no espaço até ficar como está hoje”, relembra a diretora.

Foto: Estúdio Dos/Divulgação
Foto: Estúdio Dos/Divulgação

Com mais de 70 anos, a casa foi no passado uma escola de música e letras, como conta Andrea. “Poetas e músicos se encontravam neste espaço, incluindo o João Turin“, comenta. Segundo ela, o estabelecimento foi preservado para conservar suas características originais. “Quase nada foi modificado. O charme deste espaço está na união entre o vintage e o novo”, explica Andrea.

Há dois anos o comprido muro que fica do lado oposto a casa sofreu uma intervenção artística das Pupillas, a dupla de artistas visuais Mariana Degani e Verônica Alves. “O grafitti veio para deixar o local mais atual e as flores têm a ver com o espaço, cujo símbolo é a flor de lis”, finaliza Andrea.

Hoje ainda existe o Sexta na Villa, evento que acontece mensalmente para agitar o espaço, como explica a administradora Fernanda Pimentel. “Mês passado demos início a essa ação. Pretendemos realizar uma vez ao mês o evento que é como um happy hour. Começa às 15h e vai até as 21h e é aberto ao público“, diz Fernanda. Participam food bikes, Djs, expositores de fotografia, pintura e arte.

Conheça as marcas que fazem parte da Villa:

Amanda Sabrina Makeup Artist

Foto: Divulgação site
Foto: Divulgação site

No espaço é feito maquiagem, penteado, dia de noiva e sobrancelhas com hora marcada. No site é possível conferir outras fotos. A marca também tem Facebook. Telefone: (41) 9265-6989.

***

Araçá Eventos

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação| Celso Pilati

Como o próprio nome diz, a marca é uma produtora de eventos. Facebook da empresa. Telefone: (41) 3014-3925.

 ***

Be Bride Acessórios

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

A marca é especializada na locação de acessórios para noivas, debutantes, daminhas, madrinhas e convidadas. São coroas, flores, garras, grampos, headbands, pentes, porta coques e tiaras. A marca tem página no Facebook e site. Telefone: (41) 9998-7414.

***

Blue Chic

Look montado com peças do brechó. Foto: Facebook/Divulgação
Look montado com peças do brechó. Foto: Facebook/Divulgação

O brechó de marcas de grife funciona em uma van aos fundos da Villa. Marcas como Carmen Steffens, Le Lis Blanc, Animale, Michael Kors e Armani são vendidas no local e no site. A marca também tem Facebook. Telefone: (41) 9933-8490.

***

Casa Rima Estampas

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

Marca de tecidos para decoração, com estampas assinadas somente por designers brasileiros. Também cria estampas sob encomenda. Site e Facebook. Telefone: (41) 3019-2868.

***

CrisCosta Couture

As sócias Cris e Camilla com um dos vestidos de noiva confeccionados pelo ateliê. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
As sócias Cris e Camilla com um dos vestidos de noiva confeccionados pelo ateliê. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

O ateliê é especializado em remodelar peças com valor histórico, trazendo novos ares aos modelos. A revitalização consiste em adaptar à personalidade da cliente e atualizar a peça. Facebook. Telefones: (41) 3408-3432 / 9724-1100 / 9998-3432.

***

Espaço de Criação Deborah K. Vons

Espaço do escritório. Foto: Divulgação
Espaço do escritório. Foto: Divulgação

As sócias Deborah Vons e Silvana Dorigo oferecem serviços variados. No espaço é feita consultoria de moda, beleza e bem estar, focado em mulheres mais velhas e que estejam passando por uma fase de transição, a qual requer uma nova identidade visual. Também realizam produção de estampas, venda de collage art e gravuras, produção de conteúdo para o mercado feminino (Blog Nunca fui Primeira Dama) e venda de bolsas de tecidos. Telefone: (41) 9979-4785. E-mail: deborahvons@gmail.com.

***

Estúdio Dos

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

Os fotógrafos Bruno Kirilos e Veronica Rodriguez são especializados em fotografias de casamento e pre wedding. É possível dar uma olhada no portfólio da dupla no site e no Facebook. Telefone:(41) 3044-3077.

***

Flor de Jasmim: Casa de chá

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

Além de chás, o local serve salgados e doces. O sommelier indica harmonizações. Facebook. Telefone: (41) 3013-3396.

***

LAAS Concept

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

O espaço é especializado na venda de lingeries e loungewear, roupas confortáveis para usar no dia-a-dia. Site e Facebook. Telefone: (41) 8825-2393.

***

Estúdio Luiz Maingué Arquitetura & Design

Foto: Reprodução site
Foto: Reprodução site

O trabalho de Luiz Maingué consiste na criação de projetos de arquitetura e design contemporâneos. Facebook e site. Telefones: (41) 9644-5799 / (41) 3014-3925.

***

Muralzinho de ideias

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

A empresa promove e organiza espaços culturais para crianças em eventos. Também possui portal de conteúdo com dicas de atividades para o público infantil na cidade. Facebook. Telefone: (41) 9589-8555.

***

Noiga

Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação

A loja de acessórios de design e moda impressos em 3D já é conhecida das fashionistas. São anéis, colares, braceletes, pingentes, brincos e pulseiras. No site tem o e-commerce da marca, que também possui página no Facebook. Telefone: (41) 9912-4557.

***

UNE Arquitetura + Design

Sala de TV projetada pelo escritório. Foto: Facebook/Divulgação
Sala de TV projetada pelo escritório. Foto: Facebook/Divulgação

O escritório, especializado em projetos funcionais e exclusivos, personaliza os ambientes de acordo com a necessidade do cliente. Facebook e site. Telefone: (41) 3362-5030.

***

Serviço: Villa Mariantônio. Rua Gutemberg, 585 – Batel. O espaço fica aberto das 9h às 20h, mas cada loja faz o seu horário de funcionamento conforme agendamento e demanda. Telefone: (41) 3079-1557.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]