Comportamento

Talita Boros Voitch

Gelo seco, luzes piscando e decoração temática: conheça o “Uber balada”

Talita Boros Voitch
23/06/2017 18:00
Thumbnail

Marcio Amaral, de 40 anos, ficou famoso nas redes sociais com o #cliobaladauber. (Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo) | Gazeta do Povo

Animação é a palavra que melhor define Marcio Amaral, de 40 anos, motorista do Uber, de Curitiba. Não satisfeito em apenas levar e trazer pessoas a bordo do seu carro, apenas oferecendo água e bala, Marcio decidiu inovar. Instalou uma máquina de gelo seco, luzes coloridas de LED, carregadores para celular e disponibiliza máscaras, chapéus, perucas e plaquinhas com dizeres divertidos para selfies. Estava criado o #cliobaladauber, citado por centenas de curitibanos de todas as idades nas redes sociais.
No vale tudo para conquistar as pessoas, Marcio decora o carro de acordo com as datas comemorativas do calendário. Carnaval, Páscoa, Dia das Mães. “Neste mês e mês que vem a decoração é junina. Em agosto vou bolar algo diferente, quem sabe um personagem”, conta. Falando em personagem, ele mesmo interpreta vários. Tem dias que está de Mario, do Mario Bros, com direito a chapéu e bigode falso. Outros está de capitão. Tudo para o motorista é motivo de diversão.
O tema decorativo deste mês inclui balõezinhos com cantigas juninas, bandeirinhas e chapéus de palha espalhados do chão ao teto do veículo. Além das tradicionais balas, Marcio distribui também lixas de unha e camisinhas para quem precisa. “São cerca de 200 unidades por mês”, diverte-se.
Morador do Santa Cândida, ele conta que a ideia de personalizar o carro nasceu enquanto trabalhava buscando passageiros na noite curitibana. “Queria deixar a viagem mais descontraída”, diz. Segundo o motorista, a decoração (e animação) conquista a maioria dos passageiros. “Claro que quando entra uma pessoa mais velha, eu tento analisar primeiro o que ela gosta, que música prefere, para agradar, né? Não dá para exagerar. Mas as crianças também adoram”, diz.
Até agora, o #cliobaladauber já fez pouco mais de 8.000 viagens, destas 5.628 foram avaliadas pelos usuários do aplicativo, sendo que 5.121 receberam cinco estrelas. Ou seja, uma aprovação de 94%. “As pessoas trazem ideias. Uma cliente já me deu um chapéu de Natal e uma caveirinha que nunca mais tirei do carro”, conta o motorista.
Percalços no trânsito
Na última sexta-feira (16) uma batida no cruzamento da Avenida Prefeito Mauricio Fruet, no Jardim Botânico, tirou o #cliobaladauber de circulação. Segundo Marcio, o carro deverá ter perda total. Como não pode ficar sem trabalhar, ele já arranjou outro – o Renault Sandero da mulher –, que já está rodando pela cidade todo personalizado. “Não ficar parado né?”, diz em meio a uma fumaça de gelo seco.
Assim Marcio parte em busca de mais um passageiro. De segunda a quarta-feira ele trabalha durante o dia, e de quinta em diante sai de casa um pouco mais tarde para aproveitar o movimento dos restaurantes, bares e baladas da capital.
Veja fotos do carro:
Decoração temática de junho e julho é de festa junina. (Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo)
Decoração temática de junho e julho é de festa junina. (Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo)
LEIA TAMBÉM