Comportamento

Carolina Werneck

Curitibanos ganham bolsa para dançar na Brodway Dance Center, em Nova York

Carolina Werneck
20/03/2018 08:00
Thumbnail

Giovana Blum fez aulas de sapateado na Broadway Dance Center, em Nova York. Foto: Arquivo Pessoal

Os estudantes Giovana Blum, 19 anos, e Felipe Vermelho Martins, 18, ficaram surpresos quando ganharam uma bolsa de estudos de duas semanas na Broadway Dance Center, em Nova York. Apaixonados pelo teatro, os dois descobriram a dança por acaso.
“Na verdade eu sou atriz. Faço teatro desde criança. Muito recentemente, há dois anos, eu descobri o teatro musical como uma possibilidade real de carreira e comecei a dançar e cantar também”, conta Giovana.
A história de Felipe é parecida. Ele começou a dançar imitando vídeos de coreografias do Youtube. Depois, por sugestão da mãe, fez o curso de teatro musical na escola Projeto Broadway, em Curitiba. “Até então eu nem sabia direito o que era teatro musical. Foi meio por acaso, mas eu gostei muito”, diz.
Felipe e Giovana posam durante a viagem. Foto: Arquivo Pessoal
Felipe e Giovana posam durante a viagem. Foto: Arquivo Pessoal

Nova York

No começo do ano os dois decidiram fazer um curso de jazz na mesma escola, que seria ministrado por uma professora da Broadway Dance Center.  Além do conteúdo das aulas ela trouxe uma bolsa de estudos para ser concedida a um dos alunos. Ao fim de um processo de seleção, Giovana e Felipe ficaram praticamente empatados. A escola brasileira, então, decidiu enviar ambos a Nova York.
Foram dez dias de curso nos Estados Unidos. “Fiquei bem extasiada. Não esperava ganhar a bolsa, até porque na turma havia pessoas com bem mais experiência na dança”, lembra Giovana. A surpresa foi a mesma para Felipe. “Acho que eles nos viram [ele e Giovana] e não conseguiram tirar esse presente de alguém. Eles queriam muito levar os dois”, avalia.
Já em terras americanas, ele decidiu cursar street jazz. “A primeira coisa que eu percebi é o nível de dificuldade lá dentro. Porque lá tem muito apoio pro teatro musical, é incentivado desde cedo, é uma área muito mais valorizada que aqui.” Giovana, por sua vez, fez aulas de sapateado. Os dois perceberam que mesmo os exercícios propostos para o nível básico já eram muito complexos.
Giovana durante apresentação da peça "Uma noite na Broadway", no Teatro Guaíra. Foto: Arquivo Pessoal/Diego Castelo
Giovana durante apresentação da peça "Uma noite na Broadway", no Teatro Guaíra. Foto: Arquivo Pessoal/Diego Castelo

Carreira

Enquanto Felipe é estudante de teatro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Giovana dedica-se integralmente ao universo das artes. Atualmente ela está no último semestre do curso técnico em teatro da Cena Hum. Ela ainda estuda jazz contemporâneo com a professora Juliana Caillot, belting contemporâneo com o coach Ricardo Buhrer, sapateado e dança contemporânea no Instituto Transcendere.
Ambos pensam em seguir carreira no teatro musical. “Unir as três coisas [teatro, dança e canto] foi como um remédio de que eu não sabia que precisava. Eu cheguei lá [na Projeto Broadway] sem nunca ter feito cursos aprofundados nas áreas de música e dança e acabei me apaixonando mesmo”, declara Giovana.
No período em que estiveram nos EUA os dois aproveitaram para ver o máximo possível de musicais. Em duas semanas assistiram a sessões das peças “Hamilton”, “The Book of Mormon”, “Dear Evan Hansen”, “Aladdin” e “Come From Away”.
Giovana em apresentação da peça Maré Interna. Foto: Arquivo Pessoal/Yuri Riesemberg
Giovana em apresentação da peça Maré Interna. Foto: Arquivo Pessoal/Yuri Riesemberg
“Sempre que eu vejo, sinto que é isso que quero fazer. Eu olho e é sempre mágico. É difícil explicar, mas a pessoa contando uma história ao mesmo tempo em que canta e dança é inexplicável, é magico. O teatro, as luzes, a orquestra, tudo junto fica sensacional”, encanta-se Felipe. Por isso, ele diz que, no futuro, quer entrar para uma companhia de dança ou até ser professor. “A dança traz felicidade, eu queria levar isso para alguém.” O teatro musical também está nos planos e ele diz que quer se especializar ainda mais nessa área.
Para Giovana, os objetivos são parecidos. “Meus próximos passos são a especialização e a busca por uma carreira no teatro musical. É um mercado que ainda está nascendo na cidade mas com muita gente empenhada e dedicada em transformá-lo numa realidade palpável por aqui.”
LEIA TAMBÉM: