Comportamento

Guilherme Grandi

Curso ensina pais a participarem ativamente da gravidez da parceira

Guilherme Grandi
24/02/2018 08:00
Thumbnail

Entre as orientações estão a de como se comportar na sala de parto e o que fazer depois do nascimento do bebê. Foto: Divulgação

“Gravidez também é coisa de pai, sabia?” Uma afirmação como essa pode parecer normal hoje, mas há alguns atrás, as preocupações com o parto pareciam ser de interesse apenas das mães, e os maridos pouco interagiam com isso.
Foi pensando nessa questão que uma organização não governamental de Curitiba ministra o curso ‘Parto Amoroso’, uma iniciativa para que os casais de primeira viagem saibam lidar com este momento de um jeito tranquilo e seguro — apesar de já existir há 60 anos, foi nos últimos anos que a participação masculina aumentou consideravelmente.
De acordo com a psicóloga Liliam Gusso, que coordena o curso da ONG Cemuc junto com a  médica obstetra Virgínia Merlim, o objetivo é salientar a real importância da presença do pai na participação de toda a gravidez. “A gente mostra qual deve ser a posição dele na sala de parto, como tirar foto do nascimento sem atrapalhar o trabalho do obstetra ou incomodar o bebê que está nascendo, qual deve ser a participação dele na educação da criança e de como o pediatra atende o recém-nascido sem assustá-lo”, explica.

Aumento de demanda

A oferta deste tipo de curso ficou ainda mais importante depois da aprovação da lei  da paternidade responsável, em 2016, que ampliou o período de licença-paternidade para pais que trabalham em empresas integrantes do programa Empresa Cidadã, que prorroga por 15 dias a duração da licença-paternidade, além dos cinco dias já estabelecidos.
De lá para cá, a quantidade de casais que procuram o curso tem aumentado substancialmente, segundo a psicóloga. “Tem bastante procura. Há 21 anos eram apenas 20 casais. Agora já passam de 100”, explica.
Antes disso, em 2005, outra lei já garantia a presença do pai durante o parto. A ‘Lei do Acompanhante’ garante aos homens o direito de assistirem ao nascimento dos filhos ao lado da gestante, e a companhia dele neste momento é benéfica para a mãe, de acordo com o Ministério da Saúde.

Obrigação, não ajuda

O curso ensina ainda atividades básicas e práticas, como por exemplo tocar as fraldas das crianças sem risco de “acidentes”. Foi o que aprendeu o Vagner Urbaneski acompanhado da esposa Meiry. Eles estavam há mais de um ano tentando engravidar, e em 2017 veio a surpresa: “a gravidez foi um sonho realizado”, conta Vagner.
O casal  Paula Luile e Gustavo Manoel dos Santos começou o curso já no primeiro trimestre de gravidez; com 22 anos, Paula realizou tratamento para engravidar. “Agora que consegui vim fazer o curso já desde o começo”, conta junto do marido.
De acordo com Lilian, as aulas servem como uma “prevenção de surpresas” e possibilitam uma maior inclusão dos pais nessa etapa.  “A nossa bandeira é orientar antes das coisas acontecerem, para que os pais não sejam pegos desprevenidos”, conta a coordenadora.
As aulas do curso costumam ficar lotadas de casais em busca de novos conhecimentos. Foto: Divulgação
As aulas do curso costumam ficar lotadas de casais em busca de novos conhecimentos. Foto: Divulgação

O curso na prática

O curso tem duração de dois dias e terá cinco edições até o final do ano, nos dias: 2 e 3 de abril, 4 e 5 de junho, 6 e 7 de agosto, 1 e 2 de outubro e 3 e 4 de dezembro, das 19h às 22h30, em uma das salas de cinema do Shopping Total. A participação é gratuita, mas a ONG pede a doação de 10 novelos de lã e um pacote de fraldas. Veja a programação:
Primeiro dia:
20h: apresentação da ONG, normas e técnicas da sala de parto.
20h40: controle de infecção hospitalar e técnicas para lavagem de mãos e paramentação.
21h15: intervalo.
21h30: a hora do parto, com a médica obstetra Virginia Merlin.
22h30: encerramento.
Segundo dia:
20h: atendimento neonatal, sala de reanimação, informações sobre gravações de imagens e fotos na sala de parto, com o pediatra Celso Castro.
21h20: intervalo.
21h40: exercícios respiratórios para antes e durante o parto, comportamento do pai na sala de parto, aspectos positivos na formação da personalidade do bebê, reações afetivas após nascimento e amamentação, com a psicóloga Liliam Gusso.
22h15: entrega de passaporte para o centro obstetrício.
22h30: encerramento.

Serviço:

Curso Parto Amoroso para Casais Grávidos
Edições a cada dois meses no cinema do Shopping Total Curitiba
Rua Itacolomi, 292, Portão
Inscrições gratuitas e antecipadas pelo site do curso. São disponibilizadas 90 vagas a cada edição.
LEIA MAIS: