Comportamento

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo

Dalai Lama cria site que ajuda a encontrar a paz interior

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
06/05/2016 16:30
Thumbnail
Dalai Lama se uniu ao amigo e psicólogo Paul Ekman, criador da animação Divertida Mente, da Pixar, para desenvolver um Atlas das Emoções com o objetivo de tornar os humanos mais conscientes de seus sentimentos. Para eles o conhecimento dos diferentes sentimentos é o caminho para alcançar a paz interior.
LEIA MAIS
Paul e sua filha, a doutora Eva Ekman, criaram um guia interativo para as emoções humanas, há apenas um clique de distância daqueles que desejam explorar as maravilhas do subconsciente humano. “Nós temos, por natureza, emoções destrutivas e emoções construtivas. Esse senso de si, para o qual as pessoas deveriam prestar mais atenção. O que estamos fazendo não é apenas pelo conhecimento, mas para criar um ser humano feliz. Do humano feliz, vem a família feliz, a comunidade feliz, a humanidade feliz”, diz Ekman.
O projeto custeado por Dalai Lama, custou em torno de US$ 750 mil e contou com 149 neuro cientistas, psicólogos e pesquisadores da ciência por trás da pesquisa para o mapa de emoções. A conclusão foi de que existem cinco categorias de emoções: raiva, medo, desgosto, tristeza e satisfação.
Para o site, o objetivo foi criar algo simples e interativo, e embora seja um grande defensor do projeto, aos 80 anos de idade, Dalai Lama prefere usar sua versão impressa do mapa. “A tecnologia é para a minha próxima encarnação”, afirmou o líder budista.