Comportamento

Da redação

Dia da sogra é hoje; descubra por que existe um dia só dela

Da redação
28/04/2017 13:59
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Sogras têm um dia próprio, comemorado no dia 28 de abril, no Brasil. A origem da data, porém, recebe várias histórias e muitas misturam uma homenagem a ‘segunda mãe’ à piadas com a figura da mãe do marido ou da esposa. Confira algumas dessas histórias que o Viver Bem separou.

Sogras salvam os genros e noras

Outra teoria da criação da data volta à 1958, durante o mandato do presidente Juscelino Kubitschek. Segundo a história, teria sido ele o criador da celebração, quando os servidores federais enfrentavam atrasos no pagamentos dos salários.
Quando o salário não vinha, quem salvava a família economicamente? A sogra! A data foi criada na época em que esses atrasos mais aconteciam, para homenagear essa pessoa fundamental na família.

Sogras e animais

Reza a lenda que o dia da sogra foi baseado em uma história não tão boa. Em 1957, um britânico que trabalhava como industrial no Brasil queria ter um zoológico em casa e gostaria de incluir na coleção de animais uma cobra sucuri. Ele conseguiu levar o animal para a casa, porém não conseguia pronunciar o nome correto do bicho, portanto chamava a cobra de “sogra”.
Cinco anos depois, em um café da manhã especial, o presidente do Brasil na época, Jânio Quadros, convidou os funcionários e disse que poderiam levar as esposas e sogras. Confuso, o funcionário levou a sua esposa e a cobra! A data, que foi no dia 28 de abril, ficou conhecida como o Dia da Sogra.
Leia mais