Comportamento

Adriano Justino

Dia do Sol: como a estrela afeta o comportamento humano

Adriano Justino
03/05/2016 17:17
Thumbnail
Para homenagear o grande astro do sistema solar, o Viver Bem foi atrás de algumas curiosidades sobre o sol em relação ao comportamento humano. Afinal, somos todos um produto do nosso meio, e a maior estrela do sistema solar tem um grande impacto em nosso dia a dia. Além disso, 2016 é o ano do Sol, segundo a astrologia.
  • Vida: o Sol é a principal fonte de energia no mundo e sem ele não existiria vida na Terra, ou mesmo em outra parte do nosso sistema Solar. A quantidade de energia liberada pelo Sol em 1 segundo é superior a produzida pelo ser humano em toda a história.
  • Força: o sol é responsável por até 90% da vitamina D que o corpo recebe, essencial para a saúde do corpo humano. Durante a exposição solar, os raios UVB penetram na epiderme, a camada mais superficial da pele, e produzem uma reação fotoquímica cujo resultado é a produção de vitamina D, responsável pelo aumento da absorção de cálcio e fósforo no intestino e estímulo da mineralização dos ossos e da função muscular.
  • Equilíbrio: o Sol astrológico diz respeito ao sentido de permanência, e o de ser aquilo que se é. Pois ele é o único astro que está fixo e todos os outros giram em torno dele, agindo como ferramentas de sua vontade.
  • Consciência: de acordo com a psicoterapeuta Helen Reis Mourão, na visão da Psicologia Analítica, o Sol pode ser associado à consciência e no processo de individuação o ego é o maior colaborador para que uma pessoa se torne consciente.
  • Figura paterna: o Sol astrológico é um modelo a ser seguido historicamente adorado em várias mitologias. No Egito, com o deus solar Rá, instituído pelo faraó Akhenaton e na Grécia havia o deus solar Hélios. Todos reconhecidos por equilíbrio, finalidade e vontade dirigida, correspondendo aos valores do masculino e do patriarcado.
  • SAIBA MAIS
    Adesivo para a pele monitora a exposição solar
    Onde encontrar vitamina D sem sol?
    5 dicas para encarar melhor a solidão

    Enquete

    Qual a melhor definição para o tempo de Curitiba?

    Newsletter

    Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!