Comportamento

Da redação

Dicas importantes para ler 100 livros em um ano

Da redação
07/02/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

O ano começou, inclusive um mês inteiro passou batido, mas ainda há chances de atingir aquela meta de leitura que você tanto deseja. Ler um livro por mês pode parecer muito, mas que tal chegar a um número mais próximo de grandes empreendedores, como Bill Gates ou Mark Zuckerberg?
Cem livros no ano não é impossível, basta seguir algumas dicas, como as citadas pelo autor Darius Foroux, que escreve sobre procrastinação, em uma postagem na rede social Medium, que já recebeu mais de mil curtidas. Confira!
1. Compre vários livros de uma vez só. Os livros só serão um dinheiro desperdiçado se você não os ler. Quanto mais livros você tiver em casa, mais opções você vai ter e isso vai te ajudar a ler ainda mais. Quando você terminar um livro, olhe para sua biblioteca e decida qual será a próxima leitura. Não pense demais sobre qual livro você deve ler em seguida, você poderá acabar lendo as críticas de cada obra por horas e isso sim é uma perda de tempo. Ter uma biblioteca em casa ajuda a manter o hábito, além de que você nunca mais terá outra desculpa para não ler.
2. Leia sempre. Ler sempre significa ler em qualquer momento que você puder. Leia um mínimo de uma hora por dia nos dias de semana e até mais durante o fim de semana e feriados. Não encontre desculpas como estar muito cansado ou ocupado. Leia no trem, leia enquanto estiver amamentando o bebê, leia enquanto você come, leia enquanto espera a consulta com o médico, leia no trabalho. Mais importante: leia enquanto as outras pessoas estão perdendo tempo vendo as notícias ou o Facebook pela milésima vez no dia.
Muitas pessoas conseguem ler 50 páginas em uma hora. Se você ler durante 10 horas por semana, você lerá 26 mil páginas em um ano. A média de páginas de um livro é de 250. Isso significa que você terá lido 104 livros em um ano.
3. Leia apenas livros relevantes. Nem todos os livros são para todas as pessoas. Um livro pode ser um best seller, mas você pode não gostar dele nem um pouquinho – ou talvez não seja o momento certo para lê-lo. Se você não consegue ficar interessado, deixe o livro de lado, e procure algum que te desperte a curiosidade. Tente ler histórias que falem sobre os momentos que você está passando na sua vida ou que se relacionem a sua profissão e seus hobbies, e pessoas que você admira. Não perca seu tempo lendo coisas das quais você tem interesse zero.
4. Leia vários livros simultaneamente. Separe os livros que você quiser ler entre aqueles mais leves e os mais pesados. Deixe os livros de biografias e de ficção ou literatura para antes de dormir. Os livros mais técnicos e complicados podem render uma compreensão maior pela manhã ou durante o dia.
5. Preserve o conhecimento. Marque, durante as leituras, as passagens com sublinhados ou destacando com marcador de texto. Não destaque tudo que achar legal, apenas as partes que te ensinaram alguma coisa. Se você ler algo que você realmente queira lembrar depois, marque a página de alguma forma. Quando terminar um livro, volte às páginas marcadas e revise o que você achou interessante. Escreva em suas próprias palavras sobre o que é o livro e qual conselho o autor está dando. Copie as citações que te fazem mais sentido.