Comportamento

Redação

O tempo está passando rápido demais? 5 dicas para se organizar até o fim do ano

Redação
25/10/2017 06:00
Thumbnail

Você também está com a sensação de que o tempo voa? Então pare, olhe, escute. Foto: Bigstock

Você ainda pode ter a sensação de que os pés ainda estão molhados das sete ondas que pulou no início de 2017, mas então as férias de julho chegaram. E quando você piscou três vezes, o feriado de Finados (sim, em novembro, está batendo à porta. Por que entra ano e sai ano, temos a sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido? E mais ainda, o que estamos fazendo com este tempo?
O fim do ano traz questionamentos relacionados à eficiência, produtividade e até felicidade. Está sobrando tempo para ser feliz? Para fazer o que é necessário? Conversamos com a coach Tatiana Girardi, que entre suas funções ajuda as pessoas a aproveitarem melhor o próprio tempo, para saber se essa sensação é real e como desfrutar melhor as horas, os dias e as poucas semanas que faltam para o ano de 2018.
Tatiana Girardi: "Fazer escolhas é necessário e imprescindível". Foto: Priscila Oliveira/divulgação
Tatiana Girardi: "Fazer escolhas é necessário e imprescindível". Foto: Priscila Oliveira/divulgação
“Temos a sensação de que o ano está voando e que o tempo está cada vez mais escasso. Sim, está. O que ocorre é que a rapidez com que tudo acontece e chega até nós nunca foi tão acelerada. A velocidade dos acontecimentos e das informações ajudam nesse processo e há pouco ou quase nenhum tempo para o  fazer nada”, explica Tatiana.  Para ela “há um sentimento de que é preciso fazer tudo o tempo todo e que o contrário disso está errado”.
“E por incrível que pareça, quanto mais fazemos, mais coisas surgem e ficamos no ‘automático’ para tentar darmos conta e o que acontece? Não conseguimos pois dificilmente paramos para pensar e desenhar uma estratégia. Simplesmente seguimos fazendo”, complementa.
Dicas para aproveitar melhor o tempo
Tatiana ressalta que o final de 2017 se aproxima e certamente com ele a angustia de ter que fazer em menos de dois meses o que deveria ter sido feito ao longo do ano. Por isso, ela dá algumas dicas para facilitar e deixar esse processo mais leve:
1.Faça listas
Caso ainda não tenha uma lista por escrito, é importante fazer. Muitas vezes a temos somente na cabeça, o que pode causar a impressão de que é muita coisa. Ao colocarmos os afazeres no papel, podemos nos surpreender e entender que não se tratam de tantas coisas assim;
2.Seja realista
Procure ser coerente com a sua realidade do momento, em especial a do seu tempo. Há coisas que cabem e outras não;
3. Priorize
Pergunte-se: de todos esses itens, qual eu não posso de forma alguma deixar de fazer ainda neste ano? Esse será o seu principal foco. Fazer escolhas é necessário e imprescindível;
4.Tenha foco
Após definir seu foco principal, permita-se eleger no máximo mais dois itens e dê atenção a um de cada vez, isso também é priorizar. Aqui a ideia é estipular metas possíveis e não idealizadas ou mesmo ilusórias;
5.Seja leve
Perdoe-se. Não vai dar tempo para tudo. E isso é natural.
LEIA TAMBÉM