Comportamento

Sharon Abdalla

Moradas exclusivas que valorizam a luz natural e o verde externo

Sharon Abdalla
03/10/2015 15:00
Thumbnail
Nem só de localização e excelência nos acabamentos se fazem os imóveis de alto padrão. A atenção à amplitude dos ambientes, à valorização da luz natural e ao contato com a natureza ganha cada vez mais espaço nos projetos de incorporadores e arquitetos, que investem em soluções para atender às expectativas e oferecer mais qualidade de vida aos futuros moradores.
A habilidade em conceber espaços amplos e bem resolvidos, ensolarados e com vistas que explorem o entorno é fundamental para seduzir o público e destacar o tom de exclusividade dos empreendimentos, de acordo com o arquiteto Flávio Schiavon, sócio do escritório Baggio Pereira & Schiavon, que assina diferentes projetos que exploram estes conceitos.
Além da inspiração e criatividade dos projetistas, o avanço das tecnologias construtivas foi fundamental para que estes elementos pudessem ser evidenciados nos empreendimentos. Grandes vãos e a integração dos ambientes são favorecidos pelas soluções em concreto e aço, que garantem a amplitude horizontal e vertical dos espaços, seja com pés-direitos generosos ou com áreas privativas que costumam partir dos 200 m² e chegam a impressionantes 874 m² alcançados pelo projeto do Palazzo Lumini.
O contato com a luz natural e o verde do ambiente externo – desejo sempre latente na mente criativa dos arquitetos – também ganhou força com a evolução das esquadrias e vidros. Eles proporcionam a adoção de amplas janelas e fachadas inteiras em vidro oferecendo vistas panorâmicas ao mesmo em que contribuem para o desempenho térmico e acústico dos ambientes. A presença de bosques de preservação permanente é outra medida adotada para trazer a natureza para dentro dos empreendimentos.
“Esses elementos não respondem apenas ao aspecto financeiro deste mercado, mas ao padrão intelectual de seus clientes, que são bem informados e têm conhecimento sobre o que a arquitetura pode oferecer a eles”, completa o arquiteto Marcos Bertoldi.
MAI HOME
Lançado em 2014 pela construtora Laguna na região do Barigui, o edifício residencial Mai Home apresenta arquitetura com forma “orgânica”, privilegiando a interação do empreendimento com o seu entorno. Abusando das amplas janelas, os apartamentos terão conceito de residências suspensas com fachada em vidro transparente e sacadas panorâmicas que favorecem a iluminação e a ventilação naturais, além de oferecerem uma vista irrestrita do Parque Barigui. Um bosque preservado com cerca de mil m² integrará a área comum do empreendimento, que terá 32 unidades com metragens privativas de 198 m², 338 m² e 534 m². O projeto arquitetônico do Mai Home é assinado pelo escritório Baggio Pereira & Schiavon. A previsão de entrega é 2017. (Fotos: divulgação)
ÍCARO BY ARTHUR CASAS
Com previsão de início de obras no segundo semestre de 2016, o Ícaro – Jardins do Graciosa tem projeto assinado pelo arquiteto Arthur Casas e incorporação da AG7 Realty. Serão três torres com 22 apartamentos no total, em frente ao Graciosa Country Club. No terreno de 4 mil m², o espaço é um conceito-chave, assim como a incidência de sol nos apartamentos. “Não são propriamente apartamentos, mas sim casas suspensas, com terraços muito grandes”, antecipa o renomado arquiteto paulistano. A conclusão está prevista para o fim de 2018.
CASA LM
Construída em um condomínio fechado no bairro Campo Comprido, a residência foi projetada pelo arquiteto Marcos Bertoldi e teve sua obra realizada pela Construtora Greenwood para uma família de quatro pessoas – um casal e seus dois filhos. O projeto, de 751 m², dá destaque à amplitude dos ambientes e às grandes aberturas em vidro, que favorecem a contemplação da área verde do terreno de 3.479 m².
PALAZZO LUMINI
O grande destaque do edifício residencial da construtora San Remo, com projeto arquitetônico do escritório Baggio Pereira & Schiavon, é a possibilidade de personalização de cada apartamento “padrão”, que tem 900 m² de área privativa (são cerca de 40 ambientes, além de uma piscina por andar). A área total de cada unidade mede 1.440 m². O edifício ainda oferece serviço de hotel de luxo, heliponto, campo de golfe e gastronomia assinada pelo chef Celso Freire. No total, são 29 unidades (mais de 50% delas foram comercializadas) e uma cobertura duplex.
SERVIÇO
Arquiteto Marcos Bertoldi, Rua Lourenço Mourão, 44, Seminário, Curitiba, fone (41) 3223-4522 ou 3223-9222. Rua Tabapuã, 281 ap 11, Itaim Bibi, São Paulo, fone (11) 3807-0075. Baggio Pereira & Schiavon, Rua Pasteur, 804, Água Verde, fone (41) 3013-1102. San Remo ConstrutoraLaguna Construtora & IncorporadoraConstrutora Greenwood.