Comportamento

Redação

Ensine as crianças a serem menos consumistas no fim de ano

Redação
11/12/2017 15:47
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

É possível ensinar as crianças a serem menos consumistas e mais conscientes nesta época de fim de ano. O primeiro passo cabe sempre aos pais, que é dar o exemplo. É muito difícil ao filho entender que não vai ganhar o último brinquedo ou novidade tecnológica quando vê a mãe ou o pai carregando muitas sacolas no shopping.
Outra dica importante é exercitar o altruísmo. Alguns pais, quando vão comprar um presente para o amigo do filho no colégio, como em um aniversário, acabam comprando outro para a criança não se sentir isolada. Isso atrapalha a sensação de generosidade e a criança não aprende que pode dar um presente sem receber algo em troca.
Para quebrar essa rotina, incentive seu filho a doar um brinquedo usado neste Natal – isso criará a consciência de que, ao ganhar um, deve-se doar outro. Se a criança insistir, dizer que vai sentir falta do brinquedo doado, explique que o objeto fará outra criança feliz. Pode até tirar uma foto, para guardar na memória, que é o que realmente vale.
Vale também aos pais o recado: não cedam a tudo o que o filho pedir. Durante toda a vida eles serão expostos a estímulos, seja de brinquedos, objetos. Eles devem aprendem a lidar com a frustração de não poder ter tudo o que se quer.
Disciplina Positiva
Uma das modalidades de criação que tem feito sucesso entre os pais é a ideia da Disciplina Positiva. Thiago Queiroz, o Paizinho Vírgula, é um dos precursores da ideia no Brasil, e comentou sobre a criação em entrevista ao Viver Bem. Veja mais aqui.
LEIA TAMBÉM