Comportamento

Bruna Covacci

Escola de artes marciais oferece aulão gratuito de defesa pessoal para mulheres

Bruna Covacci
20/07/2016 16:51
Thumbnail

Priscila Sandrini, à direita. Foto: Divulgação/Pa-kua. | Laura Schafer Fotografia

Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres a cada 12 minutos uma mulher sofre um estupro no Brasil. A triste realidade somada ao aumento de assaltos, principalmente em Curitiba, traz à tona o clima de insegurança. A vulnerabilidade contribui para fazer das mulheres vítimas de diferentes tipos de violência.  Saber como se defender é crucial para se livrar de assédios ou até salvar vidas. Pensando nisso, a mestra de Artes Marciais Priscila Sandrini, do Pa-kua, desenvolveu um aulão gratuito, que acontece no sábado (30) para ensinar técnicas de defesa.
Priscila dá aulas regulares de artes marciais no Pa-Kua. Foto: Divulgação/Pa-Kua.
Priscila dá aulas regulares de artes marciais no Pa-Kua. Foto: Divulgação/Pa-Kua.
Leia mais:
Segundo ela, serão ensinadas quatro técnicas diferentes e algumas variantes das mesmas, somando oito formas de defesa. “Elas são efetivas para aproximações indesejadas em uma festa ou até para evitar uma situação de estupro”, explica. O principal ponto a ser trabalhado, no entanto, é a postura durante uma situação de risco, tentando manter a calma para poder pensar friamente na melhor forma de agir. “Só devemos reagir em último caso, quando há risco de lesão corporal. Se for um assalto, por exemplo, só reaja caso o bandido ameace a sua integridade física”, comenta.
Priscila alerta para outros cuidados que devem ser tomados no dia a dia para minimizar riscos. “Evitar andar sozinha, preferir locais movimentados e mais iluminados podem nos deixar mais seguras”, fala. A bebida é outro agravante. “Se você for beber nunca deixe seu copo à mesa e sempre observe se nada é colocado nele”, indica. Para que os movimentos sejam efetivos a força não é o principal ponto, mas sim a técnica; e a segurança só é obtida por meio do treino e da repetição.
SERVIÇO: Sábado, 30 de julho, à tarde (horário será combinado via e-mail. Cada aula dura cerca de uma hora). Inscrições pelo site. Endereço: R. Brasílio Itiberê, 3221, Água Verde. Inscrições pelo site.