Comportamento

Bruna Covacci

Globeleza agora usa roupa e vai além do samba

Bruna Covacci
09/01/2017 10:43
Thumbnail
Desde 1991 a Rede Globo tem uma musa do carnaval que estrela as vinhetas do canal. Tradicionalmente, a Globeleza aparecia na televisão nua, com pintura corporal e o samba no pé que remete ao carnaval carioca. Nos últimos anos, cada vez mais, a vinheta recebeu árduas críticas por refletir a objetificação do corpo feminino. No último domingo (08), a emissora apresentou no Fantástico uma nova Globeleza com mudanças muito mais importantes.
Assista o making of:
Dessa vez, a dançarina e coreógrafa Erika Moura não está nua, mas sim vestida com roupas típicas. Ela aparece como porta bandeira, dança frevo, maracatu, axé e até o bumba meu boi, fazendo referências aos diferentes carnavais e a efervescência cultural da festa comemorada em fevereiro por todo o Brasil. São 37 segundos de brasilidade.
Leia mais:
Assista a vinheta completa:
O vídeo foi publicado na fanpage oficial da emissora nesta manhã e dividiu opiniões na internet. Por um lado, algumas pessoas reclamam do “fim da tradição”, enquanto outras percebem o avanço social ligado à vinheta, principalmente por distanciar a imagem carnavalesca da mulher nua, da mulher objeto e resgatar os principais valores da tradição no país.