Comportamento

Bruna Covacci

Inter II é o ônibus “queridinho” do curitibano

Bruna Covacci
29/03/2017 09:00
Thumbnail

Foto: Reprodução.

O Inter 2 é tão popular em Curitiba que ganhou o apelido de “Falcão Prateado” na internet. Não é para menos, ele abrange 29 bairros, interligando cinco corredores diferentes: Norte, Sul, Leste, Oeste e Boqueirão. Nos dias úteis, 91 mil pessoas vêm e vão sob suas rodas para diferentes compromissos. Como não faz muitas paradas, também conquista por ser mais rápido. A linha começou a circular em 1991 e, em 2005, ganhou um upgrade. A Urbs reformou todas as estações tubos por onde ele passa para colocar em circulação os biarticulados. São 70 unidades deles e mais 40 articulados.
Ele é praticamente onipresente: está em todos os lugares. Por ele passam crianças, adultos, idosos e pessoas de diferentes classes sociais. Para o pequeno Matheus Carneiro da Silva, 6 anos, que pega o ônibus duas vezes por semana, o mais legal é poder olhar a janela, as árvores e os carros em movimentos. “Eu me divirto muito e conheço mais da cidade”, diz.
Para os adultos a sua adoração está ligada a funcionalidade, tornando o “Falcão Prateado” um símbolo curitibano. Benedita Lourenço, 69 anos, só consegue uma rotina para encontrar sua filha com a ajuda do meio de transporte. “É fácil e rápido. Um apoio para conseguirmos cumprir nossos compromissos”.
Maicon Douglas, 17 anos, vai do cursinho para o trabalho com o ônibus e confessa que aproveita para tirar um cochilo. Ao contrário do também estudante Jhonathan Carlos Gomes, 23 anos, que tenta conversar quando pode. “Os curitibanos são bem fechados, mas a gente senta do lado um do outro e é inevitável trocar ideias”, fala.
LEIA MAIS: