Comportamento

Talita Boros Voitch

Amor à prova do tempo: juntos há 70 anos, casal conta o segredo do relacionamento

Talita Boros Voitch
12/06/2017 08:00
Thumbnail

(Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo) | Gazeta do Povo

O lema de Aniss, de 95 anos, e Theodolinda, de 89 anos, é “só pelo amor vale a vida”. E disso podemos dizer que os dois entendem bem. No próximo dia 21 de junho o casal comemora 70 anos de casados. O segredo, como diz seu Aniss, é “tolerância, boa vontade e respeito”. E claro, tem o amor. “O amor é a parte mais sublime no relacionamento. Sem amor não adianta nada ter o resto”, diz.
Os dois se conheceram no município onde nasceram, Rio Azul, no Sul do Paraná. Casaram-se quando Thedolinda estava prestes a completar 20 anos e Aniss, com 25 anos, tinha acabado de retornar da Itália, depois de lutar por nove meses ao lado dos aliados na 2ª Guerra Mundial.
Antes de Aniss partir para o continente europeu, os dois assumiram um compromisso. Theodolinda deveria espera-lo. “Eu ficava fazendo tricô. Mandei para ele meias, luvas e cachecol. Ele recebeu e usou durante a guerra”, conta Theodolinda. “Naquele tempo eu vivia com o ouvido colado no radinho de pilha para saber as notícias da guerra, quando ia acabar. Para ele vir embora, né”, completa.
Em 1958, a família se mudou para Curitiba com os dois filhos mais velhos Robson e Rubens (que morreu ainda criança). Aniss havia sido transferido como inspetor de coletorias para Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional. Na capital nasceram as gêmeas Sandra e Sonia e, posteriormente, a caçula Anice.
Theodolinda foi uma das pioneiras a praticar Hatha Yoga no Paraná. Deu aula até os 72 anos no Círculo Militar. Da yoga, o casal ainda pratica postura e respiração diariamente. Questionada sobre como é viver tanto tempo ao lado de uma pessoa, Theodolinda não titubeia: “é maravilhoso. A gente não consegue ficar longe um do outro”. Nessa hora, Aniss sorri.
Há 53 anos morando na mesma casa, numa rua arborizada do Água Verde, Aniss e Theodolinda Cury vão comemorar as bodas de vinho em um almoço ao lado dos 4 filhos, 7 netos e 4 bisnetos. Com mulheres e maridos, os Marques Cury são bem mais. “Somos dois e valemos um mundo. Somos dois, no entanto, talvez. Se as vitorias forem muitas, formaremos cortejo de três. E as vitórias foram tantas, que formamos cortejo de 26”, como canta Theodolinda.
Leia também