Comportamento

Da redação

Maternidade aumenta produtividade da mulher

Da redação
20/10/2016 09:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt) | Elvis Kennedy

Engana-se quem acha que ser mãe reduz a produtividade da mulher. Uma pesquisa norte-americana, realizada pelo Federal Reserve Bank, provou que mulheres com filhos produzem até mais do que os seus pares sem filhos.
Leia mais
Para quantificar a produtividade, o estudo se baseou nas publicações de artigos científicos de 10 mil economistas, levando em consideração a qualidade das revistas onde os artigos foram publicados. Os entrevistados foram questionados sobre o número de filhos que tinham, quando eles se tornaram mães e pais, e o status de relacionamento de cada um.
Cada uma dessas informações foi correlacionada com o número de artigos publicados, e o resultado: “a maternidade não foi associada a uma baixa produtividade nas pesquisas”. Exceto em um detalhe. De acordo com a pesquisa, ser mãe antes dos 30 anos de idade parece ter um efeito negativo na produtividade.
“Para este grupo de mulheres, observamos um grande efeito negativo, e estatisticamente significante. Para mães que tiveram seus primeiros filhos no começo dos 30 anos, o efeito negativo desaparece. Para mães de primeira viagem mais velhas, o efeito continua negativo, mas é menor e falta uma significância estatística”, de acordo com informações do estudo.
Outra questão levantada é com relação à idade das crianças. Filhos menores tendem a exigir maior presença dos pais do que os filhos mais velhos, ou adolescentes. Mesmo assim, a produtividade poderia estar relacionada às multi tarefas que as mulheres desenvolvem com a maternidade.