Comportamento

Carolina Werneck

Nesses projetos, pais ensinam outros pais a arrumar os cabelos das filhas

Carolina Werneck
15/02/2018 12:00
Thumbnail

Izzy e o pai, Greg, "The Hair Dad", que começou a aprender penteados há três anos e meio. Foto: Reprodução/Facebook

“Não é sobre a trança, é sobre o laço”, diz o slogan da Daddy Daughter Hair Factory – algo como “Fábrica de Cabelos Papai e Filhinha”, em tradução livre -, criada pelo americano Philippe Morgese e por sua filha, Emma. O projeto oferece oficinas para ensinar pais a lidar com os cabelos de suas filhas.
Foi em uma dessas oficinas, em 2015, que Greg Wickherst, 42 anos, percebeu que arrumar os fios da filha, Izzi, de cinco anos, era, na verdade, uma forma de fortalecer os laços entre os dois. “Eu sou pai solteiro. Não sabia nem como fazer um bom rabo de cavalo. Senti que precisava aprender, então minha filha poderia se sentir bonita e confiante. Eu não queria que ela parecesse boba porque seu pai não sabia como arrumar seu cabelo.
Greg teve sua primeira experiência com penteados em uma oficina promovida por outro pai. Essas "aulas" têm se tornado populares entre pais solteiros mundo afora. Foto: Reprodução/Facebook.
Greg teve sua primeira experiência com penteados em uma oficina promovida por outro pai. Essas "aulas" têm se tornado populares entre pais solteiros mundo afora. Foto: Reprodução/Facebook.
Desde então, ele diz já ter assistido a incontáveis horas de vídeos no Youtube e no Facebook para aprender diferentes estilos. Sua página no Facebook, The Hair Dad – ou “O Pai do Cabelo”, em tradução livre -, é um grande sucesso, com mais de 140 mil curtidas.
Tudo por causa dos vídeos em que ele mostra como faz os penteados.  “Escreveram um artigo sobre como eu arrumava o cabelo dela há três anos. Quando ele foi publicado, milhares de pessoas vieram me parabenizar por fazer os penteados tão bem. Muitos também me pediram para fazer tutoriais, de modo que eles pudessem aprender a arrumar os cabelos das próprias filhas”, contou Wickherst ao Viver Bem.
Izzy com um penteado especial de inverno. Foto: Reprodução/Facebook
Izzy com um penteado especial de inverno. Foto: Reprodução/Facebook

Criatividade natural

Greg e Izzi moram em Pueblo, uma pequena cidade do Colorado, nos Estados Unidos. Em tempo integral, ele trabalha como representante de admissões em uma faculdade de cosmetologia. Nas horas vagas, dedica-se a desenvolver novos estilos para a filha. “No começo foi complicado. Mas, uma vez que eu percebi que arrumar o cabelo da minha filha era mais sobre eu e ela fortalecendo nossos laços e passando um tempo juntos, e menos sobre perfeição, tudo se tornou divertido e, por isso, fácil.”
Ele diz que, hoje, essa é apenas uma parte da rotina dos dois. Enquanto faz as tranças, coques e rabos de cavalo eles conversam sobre como vai ser o dia ou sobre o que aconteceu na escola. Três anos e meio depois de dar seus primeiros passos no mundo dos penteados, ele percebeu que suas habilidades estão melhorando, ainda que a criatividade não fosse seu forte.
É apenas uma questão de prática, de fazer e refazer. Há algo interessante sobre isso tudo. Antes de ter minha filha eu nunca fui nada artístico. Eu não desenhava, pintava ou algo assim. Agora que comecei a arrumar seu cabelo, isso realmente me permite ser criativo com os penteados. Quando começo a fazer o cabelo dela de manhã, normalmente não sei como o penteado vai acabar. Mas, uma vez que está feito, eu sinto que isso se tornou uma forma de arte. Isso é novo para mim.”

Rede de habilidades

Depois que aprendem a fazer pelo menos o básico nos cabelos de suas filhas, vários pais sentem que devem passar suas habilidades adiante. Greg diz que seus vídeos – publicados na página The Hair Dad no Facebook e por outras páginas – já atingiram mais de 100 milhões de visualizações. “Eu continuo fazendo mais vídeos e tutoriais sempre que tenho uma nova ideia ou tento um novo estilo.”
Como ele, outros pais também estão por aí, fazendo penteados cada vez mais elaborados e ensinando suas técnicas aos demais, a maioria sem cobrar nada por isso. Darious Bland é morador do Alabama e criador da página “Can Daddy Do My Hair?” – “O papai pode arrumar meu cabelo?”. “Mulheres de todas as idades têm uma história de terror sobre ‘o dia em que meu pai arrumou meu cabelo’. Deixe-nos transformar seu pesadelo em um felizes para sempre!”, diz a descrição do projeto.
Darious Bland, da página "Can Daddy Do My Hair?" e a filha. Foto: Reprodução/Facebook
Darious Bland, da página "Can Daddy Do My Hair?" e a filha. Foto: Reprodução/Facebook
A onda de pais interessados em desenvolver esse tipo de conexão com as filhas também chegou à Holanda. O projeto “Superparent” – “Super Pai” – oferece oficinas de tranças e outros penteados. O responsável é o holandês Patrick Van Hoof. Toda essa rede de conhecimento e apoio acaba ajudando esses pais a entender que arrumar os cabelos das pequenas é uma questão de amor.
Segundo Greg, “ser uma inspiração para os outros é minha verdadeira missão. Eu realmente gosto do fato de que estou ajudando outros pais a se conectarem com suas filhas, tudo enquanto crio uma relação ainda mais forte com a minha própria filha”.
Para quem está começando ou tem vontade de aprender, um conselho simples. “Não tente penteados difíceis no começo. Faça coisas simples, como rabos de cavalo, tranças simples e coques. Gradualmente tente estilos mais complexos, depois que pegar o jeito dos fáceis. E saiba que sua filha vai valorizar seu esforço em passar algum tempo com ela. Arrumar o cabelo delas não é sobre ser perfeito, é sobre estar presente e envolvido“.
Pais participam de uma oficina para aprender a mexer no cabelo das filhas. Foto: Reprodução/Facebook
Pais participam de uma oficina para aprender a mexer no cabelo das filhas. Foto: Reprodução/Facebook

Amor e resistência

Infelizmente, há relatos de alguns desses pais que sofreram ataques por difundirem a ideia de que podem arrumar os cabelos de suas filhas. Uma das páginas publicou a imagem da casa de um pai que faz parte desse movimento com uma pixação com a palavra “faggit” – um erro de grafia da gíria “faggot”, que quer dizer “gay”.
Greg diz que já precisou responder a perguntas do tipo. “Eu ri. Fazer o cabelo da minha filha é parte de ser um pai, um bom pai. Eu estou tentando ser o melhor pai que puder para ela. Se isso não é coisa de macho, então eu não quero ser macho!
LEIA TAMBÉM: