• Carregando...
De acordo com a Igreja, a hóstia deve obrigatoriamente ser feita de trigo, que contém glúten. (Foto: Alessandro Bianchi / Reuters)
De acordo com a Igreja, a hóstia deve obrigatoriamente ser feita de trigo, que contém glúten. (Foto: Alessandro Bianchi / Reuters)| Foto: REUTERS

Em Ponta Grossa, a paróquia da Igreja do Rosário, localizada na região central da cidade, passou a oferecer uma nova versão da hóstia durante a comunhão nas missas. Ao perceber que alguns fieis não eram contemplados neste momento da celebração, o padre Edvino Sicuro teve uma ideia. Além da hóstia tradicional, produzida com farinha de trigo, a paróquia daria também hóstias sem glúten, preparadas com farinha de arroz, fécula de mandioca e até mesmo fubá.

Presente na farinha de trigo, o glúten traz sintomas desconfortáveis aos celíacos, ou pessoas que são intolerantes à proteína, como problemas gastrointestinais, retenção de líquidos, dores nas articulações, enxaqueca, ganho de peso, e até reações emocionais, como irritabilidade. Estima-se que 1% da população seja intolerante ao glúten e, com a divulgação de informações a respeito da doença, cada vez mais pessoas têm descoberto a condição.

Das 43 paróquias em Ponta Grossa, apenas a Igreja do Rosário oferece as hóstias sem glúten, que são produzidas por um grupo de freiras da própria cidade, as Irmãs Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua, em materiais separados da produção tradicional. Apesar da novidade não ser tão nova assim – a igreja oferece as hóstias sem glúten há um ano – o padre Edvino acredita que, com a divulgação, mais fieis celíacos saberão que podem comungar, sem perigo à saúde.

“Há empresas em Portugal e na Argentina que também oferecem a hóstia, mas elas levam um pouco de farinha de trigo. Aqui as irmãs lavam as máquinas, fazem todo um processo separado da hóstia tradicional e nós mesmos, quando vamos comungar, não encostamos na hóstia. São as próprias pessoas que comungam”, explica o padre, em entrevista ao Viver Bem por telefone.

Embora a textura seja diferente da versão tradicional, os católicos que preferirem podem comungar com vinho, segundo o padre, levando um cálice próprio e entregando antes de a missa começar.

Hóstias para todos os celíacos

As hóstias sem glúten são preparadas especialmente quando a Igreja do Rosário solicita, de acordo com informações do Padre Edvino Sicuro. “Quando elas fazem uma vez, rende para muito tempo porque são poucas pessoas que precisam. Geralmente, umas 200 hóstias por vez e no momento são, em geral, 10 pessoas que solicitam a hóstia sem glúten”, explica.

Onde não tem glúten?

Celíacos, ou pessoas com intolerância ao glúten, têm dificuldades para encontrar alimentos e produtos industrializados livres da proteína e acabam, muitas vezes, produzindo suas próprias refeições. Confira abaixo uma lista de alimentos que não contêm glúten e que podem ser consumidos sem medo pelos celíacos, de acordo com informações de Melissa Santos, especialista em nutrição esportiva, nutrição clínica funcional e nutricionista da academia de ginástica Cia. Athletica e Dagmarcia Neuza David, nutricionista da Paraná Clínica.

– Mandioca;

– Arroz;

– Milho;

– Batata doce;

– Inhame;

– Farinha de arroz;

– Farinha de mandioca;

– Polvilhos;

– Amido de milho;

– Fécula de batata;

– Fubá;

– Araruta;

– Tapioca;

– Trigo sarraceno;

– Quinoa;

– Amaranto;

– Farinha de amêndoa;

– Peixes;

– Ovos;

– Frutas, verduras e legumes.

Leia mais

Emagrecer tirando o glúten da dieta é uma medida delicada

Dieta sem glúten pode ser mais calórica e até 86% mais cara

Dispositivo identifica presença de glúten nos alimentos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]