Comportamento

Redação

Por que manter a rotina é tão importante para as crianças?

Redação
18/04/2018 19:36
Thumbnail

Manter a rotina é fundamental para criança se sentir segura; Foto: Jelleke Vanooteghem/Unsplash.

É inegável que o dia a dia contemporâneo não favorece, em nada, a criação de uma rotina: compromissos — e distrações — surgem o tempo todo. Porém, para o bem-estar de uma criança, ter horários muito bem definidos para acordar, comer, dormir e cumprir tarefas do dia a dia é fundamental para que ela se sinta segura.
“Rotina é algo que dá segurança para a criança. Ela fica confortável em saber que tem um padrão”, salienta Marcos Piangers, colunista do Viver Bem e especialista em paternidade, autor do livro “O papai é Pop”.
Segundo ele, participar do dia a dia da criança ajuda, inclusive, a estreitar laços entre pai e filhos — é comum que as crianças queiram realizar atividades somente com pessoas mais próximas, com quem elas sintam segurança e intimidade.

Hora de dormir

Entre os meninos, João é o nome preferido dos pais paranaenses. Foto: Bigstock.
Entre os meninos, João é o nome preferido dos pais paranaenses. Foto: Bigstock.
Colocar a criança para dormir é um dos momentos que pode gerar certa tensão se não houver essa intimidade.  “Botar para dormir no meio de barulho, ou querer que seja um momento rápido e produtivo faz a criança não gostar de dormir com você”, salienta Piangers.
O colunista indica criar um ritual que se repita por dias, como, por exemplo, dar o jantar, um banho e ler uma história. “Rotina é fundamental. Criança adora rotina. Se você um dia dá de comer, dá banho, lê uma historinha e ela dorme, no terceiro dia ela vai pedir. Se você não der banho, ela vai dizer: ‘pai, agora é hora do banho'”. Deixar estímulos visuais de fora nesse momento, como o celular, é fundamental.

E a comida?

Se a dificuldade dos pais é no momento das refeições, a fórmula é a mesma: manter padrões e horários. Piangers também ensina dar uma “missão” para a criança.  “Separe o arroz, o feijão, a carninha, a batatinha, enfim, separa as comidas e diz: ‘olha, você tem que cumprir uma missão: primeiro comer o arroz, depois feijão, carne e salada. E   aí ela cumpre essa missão, essa rotina. Criança gosta disso”.
Piangers admite que criar hábitos com os filhos “é trabalhoso” mas que vale a pena em curto e longo prazo: “depois, os filhos estarão sempre no nosso lado”.
Dúvidas sobre paternidade? Mande um e-mail para pergunteaopiangers@gazetadopovo.com.br.  

Assista vídeo com mais dicas do colunista: 

LEIA TAMBÉM