Comportamento

Redação

Por que o Dia das Mães é comemorado em maio?

Redação
13/05/2017 18:00
Thumbnail

Dia das Mães é todo dia, mas historicamente é comemorado desde 1905. Veja quem começou essa história. Foto: Bigstock

No Brasil – e em alguns outros países, como Estados Unidos, Bélgica e Austrália, por exemplo – o Dia das Mães é celebrado sempre no segundo domingo de maio. Neste ano, por aqui, a data cai no dia 14 de maio. Mas você sabe o por que desta escolha?
A história mais comum para justificar o surgimento de uma data para comemorar o amor materno é a de Anna Jarvis, uma norte-americana que resolveu homenagear a mãe. Ann Maria Jarvis, mãe de Anna, faleceu em 1905, como explica o pesquisador J. Gordon Melton, em seu livro Religious Celebrations (sem tradução no Brasil).
Ana Jarvis teria motivado a primeira comemoração do Dia das Mães de que se tem registro. Foto: reprodução
Ana Jarvis teria motivado a primeira comemoração do Dia das Mães de que se tem registro. Foto: reprodução
Ann Maria foi uma ativista social que passou grande parte da vida organizando eventos voltados para mães da região de West Virginia, Nos Estados Unidos, onde ela orientava mulheres com relação a condições de higiene para evitar mortalidade infantil. Junto com outras mulheres, também ajudava a organizar picnics chamados Mother’s Friendship Day (dia de amizade das mães) para reunir mães e mulheres em geral e incentivá-las a promover a paz. Isso porque muitos destes encontros aconteceram durante a guerra civil norte-americana, entre 1861 e 1865.
Depois da morte de sua mãe, Anna Jarvis começou a articular encontros em homenagem a Ann em Grafton, na Virginia, cidade onde ambas moraram. Há registros de que o primeiro Dia das Mães organizado por ela tenha sido celebrado em 10 de maio de 1908 – depois, várias cidades vizinhas começaram a aderir à comemoração até que a data foi sendo oficializada pelo estado e depois pelo país. A intenção de Anna sempre foi a de criar um dia para que as famílias ficassem juntas e para que os filhos celebrassem com as mães o amor, como explica a pesquisadora Katharine Antolini, que escreveu uma tese sobre o assunto na West Virginia Wesleyan College.
Dia das Mães no mundo
Aos poucos, o Dia das Mães ganhou o mundo – muitos países aderiram à data também no mês de maio, como é o caso do Brasil. Nem sempre, porém, ela é celebrada no mesmo dia. Na França, por exemplo, a comemoração é no último domingo do mês. Já outros países celebram as mães em outros meses, como março (como acontece em vários países árabes) ou agosto (como a Tailândia).
LEIA TAMBÉM