Comportamento

Redação

Quantas vezes o mundo já acabou? Veja outras previsões que fracassaram

Redação
16/02/2017 10:01
Thumbnail

Desde que o mundo é mundo, existem previsões de que ele acabaria. Conheça algumas. Foto: Bigstock.

Se você estava esperando o mundo acabar hoje, já deve ter notado que as previsões estavam erradas. De acordo com o suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, o asteroide WF9 colidiria hoje com a terra, causando tragédias irreversíveis para a humanidade. Não foi dessa vez. E essa também não foi a única vez que alguém anunciou o fim do mundo. Essas previsões, são antigas quanto a humanidade (ou mais, mas aí não temos registros). Veja algumas que marcaram a história:
O início do fim –  Em 634 a.C, uma lenda romana dizia que o mundo ia acabar no ano 120 da fundação de Roma. O anúncio teria sido feito por 12 águias. O mundo não acabou.
O Anticristo – No ano de 375, São Martinho de Tours propagou que o mundo teria fim antes do ano 400. Ele dizia que o AntiCristo já havia nascido e que em pouco tempo iria tomar o poder. O mundo não acabou.
Alinhamento dos planetas: medo! – O bispo João de Toledo previu o fim do mundo em 1186. Ele pregou que o alinhamento dos planetas seria o prenúncio do fim. O mundo não acabou
A matemática da tragédia –  O Michael Stifel calculou o dia do começo do julgamento final e chegou a conclusão de que o fim do mundo seria em 19 de outubro de 1533 às 8h. O mundo não acabou.
Nostradamus falou–  O profeta Nostradamus afirmou que o mundo acabaria em setembro de 1999. A profecia não aconteceu.
Eles estão chegando – Em março de 1997 o líder religioso Marshall Applewhite, do grupo “As portas do céu” afirmou que uma nave espacial estava atrás de um cometa que se aproximava da Terra. Ele propôs um suicídio em massa e se matou junto com outros 38 seguidores. O mundo não acabou, mas a tragédia aconteceu.
Bug do Milênio – Quem imaginou que os anos 2000 chegariam sem causar o caos?  No ano 2000 muitos computadores não conseguiriam calcular a diferença entre o ano 2000 e o ano de 1900, causando o bug do milênio. Muitos eletrônicos acabaram. O mundo não.
Fim do calendário Maia – Dezembro de 2012 marcou o fim de um ciclo definido pelo calendário Maia. Por conta disso muitos acreditaram que seria o fim do mundo. Não foi.
Veja alguns memes motivados pelo fim do mundo que não aconteceu, nesse dia 16 de fevereiro:
Primeira vez que eu escutei que o mundo ia acabar // Milésima vez #fimdomundo pic.twitter.com/Vxqnt2dzIc
— Faby (@ByJauregui23) 16 de fevereiro de 2017
Eu to me sentindo tipo o Raylander ou o Chuck Norris … sobrevivi a mais um #fimdomundo pic.twitter.com/huZUuH33T6
— Werverson (@Werverson_Banza) 16 de fevereiro de 2017
Fim do mundo em 2012 / agora #fimdomundo pic.twitter.com/ZBxpKacwZM
— Luccas Zamith (@luccaszamith) 16 de fevereiro de 2017
Primeira vez que eu escutei que o mundo ia acabar / Milésima vez #fimdomundo pic.twitter.com/SOx8NzpkCB
— Fhelipe Almaida (@FhelipeAlmaida) 16 de fevereiro de 2017
— SNAP: max-wilhames (@WilhamesMax) 16 de fevereiro de 2017