Comportamento

AFP-Relaxnews

Relacionamento entre avó e neto ajuda a aumentar o bem-estar um do outro

AFP-Relaxnews
13/08/2013 18:40
Um estudo descobriu que avós e netos adultos desempenham um papel-chave no bem-estar mental de ambos.
Os resultados mostraram que os avós e netos adultos que se sentiram emocionalmente próximos uns dos outras tiveram menos sintomas de depressão. A média de data de nascimentos dos avôs no estudo era o ano de 1917 e a média de netos era de 1963, tornando-os com média de idade de 77 anos e 31 anos respectivamente. O ponto central do estudo era o ano de 1994.
“Descobrimos que uma relação de avô e neto adulto emocionalmente próximos foi associada a menos sintomas de depressão para ambas as gerações”, disse Sara Moorman, professora de sociologia. “Quanto maior o apoio emocional que avôs e netos adultos receberam um do outro, melhor sua saúde psicológica.”
No estudo, os participantes responderam ao levantamento de questões a cada poucos anos. Entre as perguntas estavam cerca de quantas vezes eles ajudaram uns aos outros, como com o trabalho doméstico, por exemplo, deram ou receberam caronas ou o quanto eles se davam bem.
Entre os participantes da pesquisa, os avós que ofereceram conselhos, pagaram pelas refeições um vez ou outra e se sentiram independentes, tinham menos sintomas depressivos, o que sugere que uma relação em que se os dois apoiam é a melhor.
“A maioria de nós foi criado para acreditar que a maneira de mostrar respeito para com os mais velhos da família é ser solícito e cuidar de todas as suas necessidades”, disse Moorman. “Mas todas as pessoas se beneficiam ao se sentirem necessários, que valem a pena e independentes. Em outras palavras, deixe seu avô te dar um cheque em seu aniversário, mesmo que ele esteja aposentado e você tenha um trabalho de verdade há anos.”