Comportamento

Talita Boros Voitch

“Roubo honesto” já levou 5 milhões de canecos do Bar do Alemão

Talita Boros Voitch
28/03/2017 09:00
Thumbnail

Jorge Tonatto, dono do Bar do Alemão: "Quem quiser montar uma coleção de canequinhos pode vir trocar as peças repetidas aqui no restaurante." (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

“Roubar honestamente” um canequinho do Submarino, lendária bebida feita com chope e uma dose de steinhäger, do Schwarzwald – Bar do Alemão, é tradição de todo o curitibano ou turista que passa pelo bar, encrustado no coração do Largo da Ordem. Se os donos do bar empilhassem todos os canequinhos que já foram consumidos e levados para casa pelos clientes até hoje daria para ir de Curitiba a São Paulo com uma folga de pouco mais de 60 km. Pelas contas dos donos, foram cerca de 5 milhões de canecos “roubados” em 35 anos de Submarino.
A frase impressa no fundo do suvenir — “este caneco foi honestamente roubado no Bar do Alemão” – foi incorporada logo no início da comercialização do drink, em 1982, quando os canecos feitos de porcelana (em Campo Largo, terra das louças) substituíram os mini copos americanos utilizados até então para servir o steinhäger. “Nós pensamos, se é para o pessoal levar para casa, que leve com a logomarca do bar, que faça coleção, para virar suvenir mesmo”, afirma Jorge Tonatto, um dos proprietários do Schwarzwald.
Tacada certa. O Submarino é um dos principais atrativos do Bar do Alemão e o roubo dos canecos virou hobby. Tem gente que coleciona os modelos diferentes de temas impressos no verso dos canecos. São três edições fixas: as bandeiras dos estados da Alemanha, os escudos dos estados alemães e os pontos turísticos de Curitiba.
A frase "este caneco foi honestamente roubado no Bar do Alemão” foi incorporada no início da comercialização do drink.
A frase "este caneco foi honestamente roubado no Bar do Alemão” foi incorporada no início da comercialização do drink.
Além destes, há também edições especiais produzidas eventualmente para alguma data festiva, como o aniversário do bar, ou eventos que rolam em Curitiba, como a Copa do Mundo de 2014. Todos são numerados para aumentar ainda mais o status colecionável do item. O bar inclusive disponibiliza a troca de canecos repetidos para clientes que quiserem.
No início deste ano, o Bar do Alemão lançou uma edição especial em comemoração ao Ano Novo. Eram três modelos com a frase: “meu primeiro merecido Submarino do ano” e 2017. “Não deu outra. No dia 31 de dezembro já tinha gente querendo conseguir um canequinho para levar para casa”, diverte-se Jorge.
Empresas ou eventos privados que quiserem imprimir a logomarca nos canecos em parceria com o bar também podem. Para os apaixonados pela bebida, até casamento com as iniciais e a caricatura dos noivos impressa nos canequinhos já teve.
Outra vez, uma comissão de japoneses que estava em Curitiba a trabalho ficou encantada ao encontrar em um dos inúmeros mostruários do bar para os canequinhos um exemplar com o brasão do time de futebol da cidade deles. “Eles quiseram encomendar um lote de 100 canecos para levar para o Japão e nós conseguimos encomendar a produção”, diz o proprietário.
No aniversário de Curitiba deste ano (29 de março), quando a cidade comemora 324 anos, o Bar do Alemão preparou uma edição limitada de 1.000 canequinhos de Submarino parabenizando a cidade.
Leia mais