Comportamento

Camille Bropp Cardoso

Site faz graça ao ironizar histórias banais do dia a dia

Camille Bropp Cardoso
01/07/2015 15:36
Thumbnail

Bigstock

Dia entediante? Use os “causos” dele para entreter outras pessoas entediadas. (Foto: Bigstock)
Sabe aqueles dias em que nada acontece na vida do cidadão de classe média? Você acorda, vai ao trabalho ou estuda, almoça em restaurante a quilo, volta para casa, eventualmente faz supermercado e vê tevê. Pois bem, talvez o seu dia tenha, afinal, uma história “contável” e falte apenas visão a você. O site História Sem Graça anda famosinho nas redes sociais exatamente por fazer essa ode aos dias tediosos — que ficam divertidos quando o leitor se identifica com eles.
A ideia do site — que começou como perfil no tumblr no ano passado — é receber histórias sem graça do dia a dia. O site é simples, amarelo com branco com texto em fontes Arial — o responsável por ele é o engenheiro Fábio Leal. Quem abre o site pode votar nas histórias que são realmente sem graça ou nas que são apenas mais ou menos. E é isso.
Comida é tema recorrente das histórias.
Comida é tema recorrente das histórias.
O site foi bolado pelo arquiteto Felipe Zene Motta, de 28 anos, que mora em São Paulo. A iniciativa teve dois picos de audiência — ano ano passado com o tumblr e atualmente com o site. Hoje, são recebidas cerca de mil histórias por dia.
Motta se baseou nas próprias histórias para criar o tumblr que virou site. E garante: não é tão fácil achar a história perfeita para participar. “Muita gente se confunde e envia histórias que de fato são engraçadas. É necessário disciplina por quem conta a história para evitar o humor”.
Aquelas coisas do dia a dia.
Aquelas coisas do dia a dia.
Veja abaixo nossa entrevista com ele:
Pergunta necessária: quando e onde surgiu a ideia do Tumblr?
O tumblr surgiu em fevereiro de 2014. Teve um dia nesse mês em que três fatos distintos aconteceram comigo ao longo da minha jornada. Por algum motivo fiquei com eles na cabeça e no final do dia, ao encontrar dois amigos em um bar, contei para eles esses fatos. Só que logo após contar percebi que nada de mais existiam neles, por mais que a vontade de compartilhá-los existiu de minha parte. Isso me fez pensar em todos esses episódios que poderiam ser compartilhados e não são. Episódios que caem no esquecimento logo após seu acontecimento. Aí criei o tumblr de forma despretensiosa, e postei essas três histórias. Para minha surpresa, a identificação foi instantânea e logo muitas histórias começaram a chegar para mim.
A internet foi fonte de inspiração? Afinal, há quem diga que ela está cheia de histórias sem graça, com muita gente falando demais sobre si.
Na verdade, acredito que não. A busca por visibilidade na internet faz com que as pessoas sempre tentem contar sobre o inusitado, o excepcional que acontece com suas vidas. O site justamente traz à tona o que acontece na vida das pessoas em 99% de seus dias, que é o ordinário, o normal. E como todas essas histórias acabam não sendo contadas para ninguém, quando elas são trazidas à tona, a identificação é imediata pelo leitor.
Sobre os julgamentos: a maioria das histórias é mesmo considerada sem graça? Quais os porcentuais?
Muita gente se confunde e envia histórias que de fato são engraçadas. É necessário disciplina por quem conta a história para evitar o humor. E é justamente quando o humor não existe em nenhuma palavra da história que ela acaba funcionando e gerando risos por quem as lê. Numa média, desde o começo do site, apenas 20% das histórias recebidas são publicadas.
A escola de todos os dia.
A escola de todos os dia.
Quais as suas contribuições para o Tumblr?
As três primeiras histórias postadas no Tumblr aconteceram comigo e foram as responsáveis pela criação do site. Depois contribuí com muitas outras histórias, mas que não lembraria de cabeça para contar.
Alguma história que você considerou particularmente sem graça?
Muitas! Algumas delas:
estava na fila do restaurante self service quando um senhor disse “tem mais gente pra cobrar do que pra servir” e em seguida disse “tô brincando, tem muita gente pra servir também”. ninguém respondeu e fui embora.
domingo, no aniversário da minha irmã, gravamos cinco CDs para tocar enquanto a festa rolava. o rádio da minha tia não tocava CDs em formato mp3, mas por sorte os CDs não eram em formato mp3.
eu tava assistindo o homem aranha e fiquei me perguntando quem que limpa as teias que ele deixa soltas pelos prédios da cidade. aí fui pesquisar no google mas não achei nada.
Certas histórias têm um quê de Secret, aquele aplicativo feito para as pessoas fazerem confissões. Acha que as duas iniciativas têm a ver?
Em parte sim, afinal no site o público tem a oportunidade de compartilhar suas histórias de forma anônima. Entretanto, diferentemente do Secret, o motivo pelo qual as pessoas evitam a identificação seja o fato de a história ser completamente banal, desinteressante dado o seu conteúdo.