Comportamento

Katia Michelle, especial Gazeta do Povo

Sofrência ou sofrologia? Saiba identificar o que você tem e como tratar

Katia Michelle, especial Gazeta do Povo
29/06/2016 13:59
Thumbnail

A sofrologia é uma ciência médica que busca o equilíbrio e a harmonia das sensações para uma vida mais plena. Foto: Visualhunt

Se você já ouviu falar em “sofrência”, mas não em “sofrologia”, saiba que são duas coisas bem diferentes. A primeira é um neologismo intensamente massificado pela indústria sertaneja para ilustrar a famosa “dor de cotovelo” que acomete os apaixonados. A segunda é uma ciência médica que pode, inclusive, tratar a primeira, entre outras sensações, medos e traumas. Para falar mais sobre esse assunto, o sofrólogo francês David Miramond vai dar uma palestra gratuita no próximo sábado (4), em Curitiba, além de algumas sessões de tratamento que serão realizadas até o dia 8 de julho.
Desenvolvida pelo médico colombiano Lozano Alfonso Cayedo, em 1960, a sofrologia busca a harmonia dos sentimentos. O objetivo é equilibrar a consciência por meio de uma série de técnicas de relaxamento. A origem da palavra explica mais sobre a especialidade. Sofrologia deriva do grego “sos” (harmonia), phren (consciência) e logos (estudo).
Assim, o “estudo da harmonia da consciência humana” define o que é a especialidade. Trata-se de uma síntese de técnicas de relaxamento orientais, hipsose e psicanálise que busca que cada pessoa tenha mais autocontrole para lidar com as suas frustrações e sentimentos negativos.  De passagem pela capital paranaense, o francês David Miramond falou com exclusividade ao Viver Bem sobre o tema. Confira:
LEIA TAMBÉM
O que é sofrologia?
A sofrologia é uma terapia que consiste no relaxamento da mente, enquanto se mantém a consciência, em harmonia, livre de emoções e livre de pensamentos.
Como as pessoas podem se beneficiar da sofrologia?
O objetivo da sofrologia é que a pessoa seja feliz plenamente em sua vida diária, com todos seus valores e potenciais, físicos e mentais.
Há algumas restrições? Qualquer pessoa pode se submeter ao tratamento?
Não há restrições para praticar a sofrologia. A sofrologia é aberta a todas as pessoas. De crianças a adultos, para liberar os bloqueios, físicos e mentais
Podemos dizer que a pessoa pode ser “tratada” por meio da sofrologia?
A sofrologia se pratica por meditação. Deitada no chão, por cerca de uma hora, a pessoa se deixa guiar e conduzir sua mente e corpo a um relaxamento profundo. Assim, ela encontra e reforça seus valores, detecta seus bloqueios mentais ou físicos. Ao final, alcança a consciência em harmonia, permitindo conectar-se com sua consciência sofrônica e sua memória celular, onde está gravada toda sua história, desde o nascimento até o presente momento. Assim, ela identifica e libera os bloqueios.
Quais os principais bloqueios que a sofrologia identifica?
A sofrologia identifica os bloqueios emocionais, sentimentos negativos e bloqueios físicos. Sobretudo, a sofrologia auxilia no alcance dos objetivos de vida. Para isso, a pessoa precisa praticá-la. A sofrologia auxilia a reforçar os valores da pessoa, que praticando a sofrologia pode ter alívio em suas doenças e bloqueios.
Esses bloqueios e sentimentos ruins aumentam dependendo do estilo de vida da pessoa? Por exemplo, atividades estressantes podem levar a pessoa a um maior desequilíbrio emocional?
A sofrologia reforça os valores das pessoas para obter seus objetivos. Por exemplo, um estudante que quer passar em uma prova. A sofrologia vai trabalhar seus valores para liberar o medo, para que alcance o objetivo. A sofrologia reforça todos os valores mentais e físicos para alcançar o objetivo a que ela se propõe.
Quanto tempo é necessário para alcançar um equilíbrio emocional? Se a pessoa se submete a sessões de sofrologia, quanto tempo vai precisar realizá-las?
A indicação é fazer três sessões de sofrologia, para liberar as emoções, liberar a mente e fortalecer os valores. A sofrologia é uma terapia evolutiva, que age continuamente, sempre com o objetivo de ressaltar o que há de valores dentro dela. A sofrologia libera a consciência, fazendo com que o corpo e a mente estejam em harmonia.
Pode citar exemplos de como a sofrologia beneficia as pessoas?
A sofrologia ajuda a pessoas, como pacientes, em casos de dores físicas, crônicas, de coluna vertebral, de fraturas, além disso, a sofrologia ajuda a restabelecer a coordenação motora, traumas de infância ou adolescência, como separações. A sofrologia permite entrar na consciência da pessoa e liberar os bloqueios, auxiliando na superação do trauma.
SERVIÇO:
Palestra gratuita sobre Sofrologia com o especialista David Miramond. Dia 4 de julho, às 19 horas, na sede da ONG Mãos sem Fronteiras (Voluntários da Pátria, 368  -11º andar – Praça Osório). Até o dia 8 de julho, sessões de tratamento a R$ 80 a sessão ou R$ 180 três sessões. Informações pelo e-mail contato@msfbrasil.org.br ou pelo telefone (41) 3013 6788.