Comportamento

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo

Cupido na cozinha: jantar às cegas ajuda a conquistar um novo amor

Katia Michelle, especial para Gazeta do Povo
30/05/2016 12:56
Thumbnail

Evento promovido pelo Espaço Gourmet de Gastronomia, no próximo dia 10 de junho, quer ajudar as pessoas a encontrarem um amor antes do Dia dos Namorados. Foto: BigStock

Comum nos Estados Unidos o “speed dating” é uma espécie de Tinder da vida real, em que homens e mulheres têm alguns minutos para se encontrarem e decidirem se “rola uma química”. Depois da primeira impressão, podem continuar se falando e – quem sabe – programar um futuro juntos. Assim como acontece em território americano a prática já tem adeptos brasileiros.
Em São Paulo, um site especializado  promove os encontros regularmente. Em Curitiba, a escola de gastronomia Espaço Gourmet se inspirou nesse tipo de “encontro rápido” para promover um evento inusitado, o “Speed food date”. No encontro, cada participante vai apresentar uma criação gastronômica para um possível pretendente.
“De um lado dez mulheres vão preparar uma sobremesa e do outro, dez homens vão preparar pratos de finger food”, explica o chef instrutor e um dos coordenadores do Espaço Gourmet Paulinho Sabbag. Ele conta que a ideia foi inspirada nos encontros americanos, mas que a comida está inserida de uma forma lúdica. “Afinal não existe gastronomia sem amor”, diz.
Sabbag revela que a ideia do evento é ajudar os solteiros a não passarem o Dia dos Namorados sozinho e ainda aliar a proposta a um jantar saboroso.
O evento começa em cozinhas separadas, ou seja, os homens não podem ver as mulheres e vice-versa, mas podem mandar fotos pelas redes sociais, utilizando a hashtag  #mandafoods. Ao terminar de preparar os pratos, que são supervisionados pelos chefs da escola, os homens terão cinco minutos para apresentar suas receitas e falar um pouco de si mesmo para as mulheres. Na sobremesa acontece a mesma coisa com elas.
LEIA MAIS
Seguindo a premissa do aplicativo Tinder, os participantes podem demonstrar que “curtiram” o pretendente entregando uma caixinha com dois macarrons, que podem ser degustados juntos, uma “desculpa” para engrenar o papo. “A meta é não passar o Dia dos Namorados sozinho, mas se não rolar nada, o jantar já valeu e o participante pode comer os dois macarrons”, brinca Sabbag.
Origem
De acordo com o site especializado nesse tipo de encontro no Brasil. O Speed Dating surgiu no século XX, para ajudar os judeus solteiros a encontrarem uma esposa. O primeiro encontro teria sido realizado pelo rabino Yaacov Deyo, em Beverly Hills. A ideia foi logo disseminada em outros países.
O filme “Hitch – Conselheiro Amoroso” retrata com humor o o que é um speed dating. Basicamente, consiste em um encontro amoroso às cegas, em que a pessoa tem até cinco minutos para analisar o perfil do pretendente. A ideia é avaliar todos os presentes e escolher os que mais se encaixam nos sonhos de conquistar o amor perfeito. Depois do encontro, fica a critério dos participantes a continuidade do possível romance.
O Espaço Gourmet Escola de Gastronomia quer dar uma forcinha para essa continuidade e vai oferecer um segundo encontro para o casal que der o primeiro beijo no “speed food date”. “Nós já formamos casais que começaram as aulas aqui, acho que a escola tem essa aura amorosa”, diverte-se Sabbag.
Cardápio
No cardápio do “Speed food date”, do Espaço Gourmet, vai ter Ceviche de Flores  Roll de Salmão e Azeite de Ervas; Bruschetta de Alcachofra e Cogumelos; Creme de Pupunha com Avelãs Crocantes; Vol au Vent de Camarão; Tataki de Atum com Molho Tarê ; Risoto de Morango e Baunilha; Sorbet de Limão Rosa; Raviolli de Queijo e Pesto de Castanha de Caju e Gnocchi alla Romana com Roullade de Mignon.
SERVIÇO
O Speed Food Date  acontece no próximo dia 10 de junho, das 19h às 22h no Espaço Gourmet Escola de Gastronomia (Al Prudente de Moraes, 129 – Mercês). O valor do jantar é R$ 210 por pessoa, incluindo a bebida. Informações: (41) 3019-0437 contato@egeg.com.br