Comportamento

Da redação

Você pode virar uma árvore quando morrer

Da redação
03/03/2015 17:59
Thumbnail
Um post publicado no site Awebic vem causando frisson esta semana nas redes sociais: a história da empresa italiana que cria cápsulas orgânicas e biodegradáveis que transformam corpos em decomposição em nutrientes para árvores. Desenvolvido pelos designers Anna Citelli e Raoul Bretzel, o projeto Capsula Mundi consiste em acondicionar o corpo em posição fetal na cápsula, que é enterrada. Mais tarde é plantada uma árvore ou semente por cima do material, para que a planta se nutra do composto orgânico. A ideia teria surgido para criar uma alternativa ecologicamente sustentável para os caixões.
Diagrama com a descrição do projeto. Foto: Divulgação.
Diagrama com a descrição do projeto. Foto: Divulgação.
“A árvore é escolhida quando a pessoa está viva. Parentes e amigos cuidam dela após a morte do indivíduo. Os cemitérios deixariam de ser lugares cheios de túmulos para virarem uma ‘floresta sagrada'”, resume o site do projeto. E faz sentido, porque além de não gerar os resíduos da decomposição do corpo em caixões (ou das cinzas após a cremação), as cápsulas gerariam bosques que, além do benefício para o meio ambiente, manteriam os entes queridos “vivos” em suas árvores.
Por enquanto a ideia ainda não saiu do papel, por esbarrar na legislação italiana, que só permite caixões feitos de madeira e cemitérios em áreas protegidas e controladas. Mas os autores criaram uma associação (Associação Cápsula Mundi) para informar a população e tentar mudar a legislação.
E você, gostaria de ser transformado em árvore? Qual?