Conteúdo Patrocinado

As temperaturas caíram! Veja como inserir água na dieta mesmo com o clima frio

GPBC
22/05/2017 13:42
Thumbnail

Foto: Bigstock

Lábios rachados, pele ressecada e tosse seca. Reconhece os sintomas? Nada de culpar o clima! São indícios de desidratação. Com as baixas temperaturas, fica difícil encarar os 2 litros de água diários recomendados pelos médicos.
E se engana quem pensa que precisamos de menos água no frio. “Nosso corpo gasta mais água e mais energia para se manter aquecido. Portanto, precisamos de muita água no frio também, até para favorecer o emagrecimento“, aponta a nutricionista Maria Paula Carlini Cambi.
Mas o hábito de tomar água diminui com o frio. Podemos substituir por chá, café, chimarrão ou suco?
A resposta para a pergunta é não. Chás, cafés e chimarrão possuem cafeína, substância que pode ser agressiva para a boca, esôfago e estômago quando ingerida à vontade. Trocar a água por suco também não é recomendado, pois eles têm açúcar demais e fibras de menos, o que caloricamente não é adequado para o consumo diário.
Isso não significa que você não deva beber chás, cafés ou sucos, mas a quantidade deve ser controlada. De acordo com Maria Paula, “somente a água pura e mineral deve ser consumida sem receio, e em volume suficiente para garantir a saúde individual”.
Para facilitar a vida e não correr o risco de desitratação nas baixas temperaturas, a nutricionista dá algumas dicas:
1. Beba gradativamente
A recomendação da nutricionista é beber 200 ml por hora. De pouquinho em pouquinho você consegue chegar ao final do dia com um bom volume de água.
2. Faça águas saborizadas
Colocar uma rodela de limão ou um morango dentro de uma garrafa de água em temperatura ambiente ajuda a dar aquele gostinho especial. Você pode variar os sabores e ainda aproveitar as propriedades das frutas ou termogênicos como canela e gengibre, que aceleram o metabolismo e não acrescentam calorias.
3. Prepare sopas para as refeições
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
As sopas também não substituem a ingestão da água pura, mas ajudam a fechar a conta do volume total diário. A nutricionista recomenda o consumo de caldos e sopas mais aguadas.
4. Peça ajuda para a tecnologia
São várias as opções de aplicativos que criam lembretes e mantém registro da quantidade de consumo de água, como o Beba Água, Hydro e o h2you, disponíveis nos sistemas Android e IOs. Você pode até usar o próprio alarme do celular para criar seus lembretes.
5.  Compre uma garrafinha ou caneca bonita
Isso vai servir de estímulo para você começar a beber água. E lembre-se de deixá-la em algum lugar visível, como a mesa do trabalho.