Conteúdo Patrocinado

Ritual do cafezinho: o copo de água vem antes ou depois?

GPBC
24/07/2017 14:20
Thumbnail
Sentir o aroma do café moído na hora, ouvir o discreto som da vaporização do leite e, por fim, encarar a tríade: espresso, petit four e um copinho de água. O ritual do cafezinho pode variar um pouco, mas via de regra passa pelos acompanhamentos e também pela dúvida: a água é pra ser bebida antes ou depois do café?
Em tese, o principal propósito da água que acompanha o café é limpar as papilas gustativas. Assim como o vinho pede um copo de água para que o seu sabor seja melhor apreciado, o bom café também pede que o paladar esteja limpo. Neste caso, o copinho de água deve ser ingerido antes do café.
Mas para Georgia Franco de Souza, mestre torradora do Lucca Cafés Especiais, provadora de cafés e quem comanda o Lucca Cafés Especiais, a quantidade de água que normalmente acompanha a xícara de café, uma pequena dose, não é o suficiente. “A água entra como um acompanhamento do café, igual ao vinho. Por isso, para nós, só aquele pouquinho não serve”, explica.
Nem antes nem depois
Em cafeterias especializadas, dificilmente um pequeno copo de água acompanha o café como um brinde. “A gente acha que a água tem que ser tratada como um item na gastronomia. Ela vai ser degustada igual ao café”, comenta Georgia. Para a especialista, o ideal seria, portanto, que o cliente pedisse uma garrafa de água — e neste caso, não existe um momento certo para bebê-la.”Quando você senta para fazer uma refeição, você não pensa se vai tomar a água antes, durante ou depois. A água está ali, para quando você quiser limpar seu paladar a qualquer momento“, pontua.
Segundo a mestre, a água escolhida influencia na experiência sensorial de beber o café. “No Lucca Cafés Especiais, por exemplo, a água servida é Ouro Fino. Menos abrasiva, ela possui maior concentração de bicarbonato, o que deixa uma sensação mais suave na boca, e menor concentração de sódio”, explica Geórgia.
Faz bem para a saúde
Beber uma quantidade maior de água junto ao café faz bem para a saúde. Além dos benefícios naturais atribuídos à água mineral como ao auxílio à diminuição do estresse e da presença de radicais livres, ela é uma boa acompanhante do café por conta da hidratação. De acordo com a nutricionista Maria Paula Carlini, a cafeína pode ter efeito diurético: “Algumas pessoas achavam que a cafeína retinha água, mas estudos comprovam que quando se bebe até 400 ml por dia, ela pode ter um efeito diurético”.
E aí, vai um cafézinho?
LEIA TAMBÉM: