Você conhece as rações terapêuticas?
| Foto:
  • Por Animal
  • 13/04/2017 08:30

Ao longo da vida, é muito comum que cães e gatos, assim como nós, humanos, desenvolvam problemas de saúde como obesidade, problemas gastrointestinais, renais, cardíacos e até diabetes. As enfermidades podem estar relacionadas a diversas causas, desde hábitos e estilo de vida até pré-disposição genética. O que a maioria das pessoas não sabe é que a doença pode ser potencializada pelo alimento ingerido pelo pet, e por isso nesses casos o uso de rações terapêuticas se torna imprescindível.

As rações terapêuticas ou coadjuvantes (como são chamadas por médicos veterinários) são produzidas de forma balanceada, buscando contribuir para o tratamento do problema específico do pet. Peguemos a questão do sobrepeso como exemplo. As rações light possuem maior quantidade de fibras que as normais, contribuindo para o trânsito gastrointestinal e para a saciedade do cão ou gato. Ela também possui baixo teor calórico, auxiliando na perda e na manutenção do peso.

O sobrepeso pode contribuir no desenvolvimento da diabetes, doença que acomete muitos pets adultos. As rações terapêuticas para pets diabéticos apresentam níveis baixos de gorduras e açúcares, contribuindo para o controle da glicemia no sangue do mascote.

Já as rações terapêuticas para pets com doenças renais apresentam níveis de fósforo, proteína e sódio muito baixos em comparação com rações normais, já que estes componentes podem sobrecarregar o funcionamento de rins já debilitados.

E você sabia que aquela doença de pele que seu bichinho de estimação tem e que você luta para controla-la pode ser causada pela alimentação? Experimente substituir a ração oferecida por uma ração hipoalergênica, que oferece os nutrientes necessários para a saúde do seu pet sem oferecer risco de problemas dermatológicos.

Mas lembre-se: o uso das rações terapêuticas deve ser indicado e acompanhado pelo médico veterinário do seu pet, que vai lhe dar todas as instruções de como incluí-la no dia a dia do seu mascote, melhorando a sua qualidade de vida e influenciando de forma positiva a sua saúde.

Serviço: www.reidosanimais.com.br