Animal

Conheça a doença causada pelo Aedes aegypti a cães e gatos

Adriano Justino
21/03/2016 16:24
Thumbnail
E mais uma vez o mosquito da Dengue voltou para os holofotes. Não tem um veículo de imprensa que não esteja falando a plenos pulmões sobre o assunto, revirando e tornando a virar todos os casos e acasos graves que esse inseto trouxe.
A começar pelo Zika Vírus, também transmitido pelo Aedes aegypti. Causada pelo vírus ZIKV, essa doença teve seu primeiro registro em 1947, quando foi encontrada em macacos da Floresta Zika, na Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria.
Mas e os nossos pets? Você já se perguntou se eles estão livres dessas doenças? A resposta é sim! O Aedes aegypti não transmite Dengue, Zika Vírus ou Chikungunya para nossos peludos. Mas não devemos cantar vitória antes da hora!
O Aedes passa para os peludos uma doença chamada Dirofilariose, conhecida como verme do coração. A transmissão acontece pela picada, quando o mosquito coloca o verme na corrente sanguínea dos pets. Alojado nas artérias pulmonares e no lado direito do coração, acaba atrapalhando a circulação e existe o risco de causar a morte do animal.
Se você percebeu que o seu melhor amigo anda meio indisposto e cabisbaixo ultimamente, leve-o para uma consulta com os veterinários do Hospital Veterinário Batel sem demora. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Para evitar a doença é muito fácil:
  • Troque a água do potinho diariamente
  • Lave o recipiente com detergente e sabão neutro duas vezes por semana
  • Use vermífugos e antipulgas específicos
  • Não deixe água parada
Cuidar dos nossos companheiros (e de nós mesmos) é o essencial para que eles levem uma vida longa e feliz. A prevenção das doenças e o combate ao mosquito da dengue infelizmente está se tornando um grande desafio para a população brasileira, contudo com perseverança conseguiremos tirar o Aedes aegypti dos holofotes e inserir a conscientização no lugar.