Animal

Feriadão chegando, vai viajar com o seu melhor amigo?

Adriano Justino
04/09/2017 14:50
Thumbnail
Antes de falar de comportamento, vale lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa aos motoristas flagrados com animais nos bancos dianteiros ou com partes do corpo para fora do veículo, além disso equipamentos de contenção como o peitoral com cinto de segurança, a cadeirinha ou o transportador podem salvar a vida do seu pet em caso de colisões ou freadas bruscas. Em caso de aviões, barcos e outros transportes, consulte o regulamento da empresa prestadora do serviço para evitar qualquer imprevisto.
Agora vamos lá! Uma boa viagem depende de uma boa preparação. O primeiro passo é consultar um médico veterinário e conferir o protocolo de vacinas, vermífugos, antipulgas e, se for viajar para outro estado, solicitar uma Guia de Transporte Animal (GTA), que atesta as boas condições de saúde do seu pet e visa prevenir a entrada de novos patógenos na região de destino. Essas primeiras dicas servem para todos os tipos de animais de estimação.
Saúde e segurança em dia, é hora de garantir que seu cão vai se comportar durante todo o trajeto e curtir a viagem tanto quanto você. Podemos evitar vômitos e enjoo levando o cão para pequenos passeios de carro, mais curtos que o tempo necessário para o enjoo, e aumentar o tempo de passeio gradativamente. Esse exercício costuma dessensibilizar o cão e acostumá-lo aos balanços que, para ele, não são nada naturais, mas que também não precisam ser um sofrimento toda vez que acontecem. Se seu cão gosta de algum brinquedo em especial, brincar com ele durante o trajeto também ajuda na aceitação do ambiente.
Se o seu amigo é dos mais agitados, uma longa caminhada antes da viagem costuma poupar incontáveis surtos e episódios incômodos. Para eles também é válido o treino de passeio com tempo progressivo, porém a brincadeira no carro é substituída por um ambiente calmo e tranquilo, que induza o cão a se manter relaxado enquanto o passeio acontece. Se antes do passeio ele estiver agitado, espere que ele se acalme e procure fazer um carinho lento e tranquilo, que o induza a se acalmar ainda mais, aí o passeio começa, tudo feito com muita tranquilidade e num tempo de passeio tão curto que não chega a incomodar. Conforme as repetições vão acontecendo, o cão vai identificando o ambiente sempre calmo e as suas reações, igualmente calmas, vão se mantendo, aí podemos aumentar o tempo devagar, pra que ele mantenha esse estado durante todo o trajeto.
Em viagens muito longas, procure parar de hora em hora, fazer uma pequena caminhada, de pelo menos 5 minutos, para que o cão possa se aliviar e descontrair. Se o calor for intenso, evite caminhadas pelo asfalto pois os cães se refrescam principalmente pela respiração e podem passar mal facilmente por excesso de calor.
Muitos cães já apresentam problemas sérios na hora de andar de carro. Basta entrar e os latidos começam, acompanhados de pulos e algumas vezes de mordidas. Alguns casos podem ser mais graves e necessitarem de um auxílio profissional, para isso o site www.eduquemeucao.com.br oferece um serviço de adestramento comportamental em domicílio, com treinos específicos voltados para a recuperação positiva do comportamento, que priorizam o bem estar e a conexão humano-animal. Os exercícios são desenvolvidos para cada pet, dentro do seu perfil comportamental, bem como para cada tipo de rotina, para que o treino seja o mais agradável e tranquilo possível para todos.
Pronto! Agora é só fazer as malas e pôr as patas na estrada.